Presidente do PSB de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, disse à imprensa que está firme no seu projeto de disputar a presidência da Mesa Diretora da Casa de Leis. Russi afirmou que vai “pleitear” a nova mesa e que já conta com um “apoio maior do que imaginava” por parte dos demais pares.
“Vou pleitear, confesso que o apoio está maior do que eu imaginava, tenho um apoio grande dentro da Assembleia e eu só tenho que agradecer aos deputados que estão manifestando apoio ao meu nome, que estão me ajudando nessa caminhada. A data não importa, se for junho ou setembro, se quiserem mudar, isso não vai alterar”, disse Russi ao ser questionado pela imprensa sobre a coincidência da eleição da mesa e das eleições municipais deste ano.
Segundo Russi, “regimentalmente a eleição da mesa é no mês de setembro. Nós fizemos uma mudança na última eleição por conta da gravidez da deputada Janaína. Eu particularmente, também defendo que seja no mês de junho, assim que terminar o recesso. Isso porque nós vamos ter eleições municipais, os deputados vão mais para o interior, é um período mais tenso de debates e a gente não deveria ficar discutindo mesa da Assembleia”, observou o parlamentar.
Qualquer mudança na eleição da nova Mesa – conforme Russi – depende de aprovação em plenário. “Mas isso é uma discussão, depende da maioria dos deputados, depende de aprovação. A data está mantida para o mês de setembro”, argumentou.
Max Russi entende que “o colegiado, a Assembleia, o grau de maturidade dos deputados, de tranquilidade, é muito grande. Eu só gostaria de sair um pouco da polarização política. Se não for setembro, talvez no final do ano porque essa disputa eleitoral pode contaminar um pouco a disputa dentro da Assembleia”.
Fonte: odocumento.com.br