A Defensoria Pública da União (DPU) enviou, na quarta-feira (13), uma recomendação ao governo de Mato Grosso para efetive imediatamente a retirada de invasores da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt na divisa com a TI Kawahiva, em Colniza (1.065 ao norte). A área é ocupada por povos indígenas isolados.
Seguindo a orientação, a medida é necessária para evitar uma situação de grave risco aos povos indígenas isolados e à comunidade tradicional local. A recomendação pede ainda ao Estado que sejam promovidas ações para cessar o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.
Leia também – Fogo em parque já atingiu o equivalente a 26 mil campos de futebol
O documento é assinado pelo defensor regional de direitos humanos de Mato Grosso, Renan Sotto Mayor, e pela defensora nacional de direitos humanos, Carolina Castelliano. A recomendação estabelece um prazo de 15 dias para que as medidas sejam tomadas.
Segundo o documento, os povos indígenas são compreendidos a partir do reconhecimento da diversidade de povos, respeito e alteridade. A identificação está diretamente ligada aos costumes, línguas, crenças, organização social e terras que tradicionalmente ocupam.
A DPU é instituição incumbida de realizar a promoção de direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos de povos tradicionais.
Fonte: gazetadigital.com.br