Ao longo de 2022, as comunidades rurais de Várzea Grande receberam 258 visitas de técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS). O objetivo dessas visitas é identificar as principais atividades dos pequenos produtores, levantar as demandas dessas comunidades, auxiliar com assistências técnicas de engenheiros agrônomos, médico veterinário, técnicos agrícolas e gestores ambientais.
A maior parte dos atendimentos ocorreu nos assentamentos Nossa Senhora Aparecida (Sadia 1), São Miguel (Sadia 3), Limpo Grande e Formigueiro, mas outras localidades como Umuarama e Dorcelina Folador também são acompanhadas.
Os serviços prestados atendem às mais diversas cadeias produtivas, como apicultura, bovinocultura, piscicultura, olericultura e ovinocultura. Na atividade leiteira, houve a entrega de três resfriadores para uma cooperativa de produtores de leite do Sadia 1. No total, oito produtores de leite foram beneficiados. Na apicultura, 140 caixas para criação de abelhas e produção de mel foram distribuídas nas comunidades Sadia 1, Sadia 3 e Dorcelina Folador, onde 30 produtores foram acompanhados, começando pela capacitação, feita em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).
Na piscicultura, foi realizado o acompanhamento de 24 criadores de peixe, que receberam serviços como análise de água e assistência técnica dos profissionais da SEMMADRS. Na olericultura, foram promovidos cursos em praticamente todas as comunidades, distribuição de 6 mil mudas de banana (maçã e da terra), foi produzida a cartilha de agroecologia e oficinas de defensivos orgânicos. Além disso, 25 olericultores foram contemplados com a Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) ofertada de forma individual e gratuita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), uma forma de profissionalizar o trabalho no campo, dando condições do produtor plantar e vender seus produtos sem necessidade dos chamados atravessadores.
Em relação a equipamentos e maquinários, graças à parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), foram disponibilizados trator, micro-tratores, grades aradoras e carretas nas comunidades Sadia 1, Sadia 3, Limpo Grande e Formigueiro. Além disso, em novembro de 2022, foram entregues dois caminhões-caçamba com capacidade de 15 toneladas cada para apoiar a agricultura familiar com o transporte gratuito de insumos.
Conforme o relatório da Coordenação de Desenvolvimento Rural Sustentável, 161 produtores foram apoiados com o trabalho de gradeamento com o trator, em um total de 350 horas trabalhadas e mais de 200 hectares gradeados. Com relação ao uso das caçambas, foram transportadas 12 toneladas de esterco de gado para a comunidade Dorcelina Folador, 30 toneladas de calcário para Umuarama e Formigueiro, 12 toneladas de cama de frango e 2 toneladas de palha de arroz para o Umuarama.
Outro carro-chefe da Pasta ao longo do ano anterior foram os cursos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento. Os cursos oferecidos ao longo do ano foram: apicultura; fabricação de melado, açúcar mascavo e rapadura; vacinação contra brucelose; panificação artesanal; olericultura; identificação e uso de plantas medicinais; controle de formigas cortadeiras e cupins, cultivo de banana; avicultura; derivados de leite; ovinocultura; casqueamento.
Além das ações já elencadas, Várzea Grande conta com três pequenos produtores fornecendo alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Todos eles foram avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Outro benefício alcançado pela população da zona rural na atual gestão, em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), foi a perfuração de 18 poços
Para o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jhonattan Luydd Fernandes Ferreira, “as atividades realizadas são de suma importância para o desenvolvimento das comunidades rurais e, por isso, a Secretaria está sempre apoiando e motivando essas atividades prestando todo apoio com equipamentos, assistência técnica, insumos e cursos”. O coordenador avalia ainda que “todo esse empenho vem trazendo resultados satisfatórios para os munícipes”.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, a agricultura familiar em Várzea Grande tem vivido um momento “fantástico” durante a gestão do prefeito Kalil Baracat, isso porque o gestor tem incentivado parcerias com os mais diversos órgãos e entidades para levar melhorias para as famílias do campo.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Fonte: copopular.com.br
“Temos por parte dos agricultores uma vontade muito grande de tornar as suas propriedades sustentáveis e o prefeito Kalil Baracat é muito sensível a essa questão, tem investido muito e determinado que busquemos parceiros para impulsionar cada vez mais os nossos pequenos produtores. Temos contado com o forte apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, por meio da secretária Teté Bezerra. Também firmamos parcerias muito importantes com o Senar-MT e com o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento para levar capacitações para a população que vive do campo. A Empaer, a Metamat também são grandes apoiadores no trabalho de desenvolvimento rural e, mais recentemente, fizemos uma parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento para promover a Feira da Agricultura Familiar, onde o resultado de todo esse trabalho promovido ao longo de 2022 foi apresentado à sociedade. Então foi um ano muito produtivo, de muito empenho. Só temos que agradecer pelas parcerias e principalmente pelo comprometimento dos nossos servidores e dos agricultores que se mostraram abertos a essas oportunidades”, afirma.