Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, proferiu parecer favorável à continuidade até dezembro deste ano da intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá. No documento, 20 medidas foram recomendadas à equipe interventora.
Ações sinalizadas pelo TCE variam desde inauguração de obra até realização de exames de forma regular. Parecer será encaminhado ao relator da intervenção, desembargador Orlando Perri, que decidirá contra ou a favor da continuidade da gestão estadual na pasta.
Veja a seguir, de forma detalhada, cada um dos pontos elencados pelo Tribunal de Contas.
Leia também – TCE é favorável à intervenção na Saúde até dezembro
Cirurgia dia e noite
Medida prevê que sejam realizadas cirurgias de dia e de noite para que, até 31 de dezembro, as pessoas que necessitam deste tipo de procedimento aguardem no máximo 180 dias para serem submetidas às intervenções.
Para isso, a equipe interventora poderá utilizar a contratação da rede privada caso não haja estrutura suficiente para o cumprimento de toda demanda.
Consultas e exames
Ideia por trás desta recomendação é que sejam realizadas consultas e exames de domingo a domingo a fim de zerar as filas de espera. Reformas Recomendação é para que sejam reformados de forma padronizada todos os 67 prédios que atendem ao Programa Saúde da Família (PSF), da atenção primária.
Além disso, há também recomendação para reforma dos 10 prédios das clínicas odontológicas. Para isso, é apontada utilização de mão de obra de reeducandos indicados pela Fundação Nova Chance.
Unificação da regulação
Aponta para que seja unificado o sistema de regulação tanto da urgência quanto da emergência.
Garantia de recursos
Prevê que a garantia de recursos seja assegurada por meio do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Plano de quitação de dívidas
Estabelece a necessidade de apresentação de um plano de quitação de todas as dívidas com fornecedores e outros débitos existentes desde o período pré-intervenção.
Remédios padronizados
Aponta para a necessidade de que haja disponibilização de medicamentos padronizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) em todas as unidades de saúde.
LOA junto ao TCE
Recomenda confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) junto ao Tribunal de Contas do Estado.
Proteção de colaboradores
Medida prevê que sejam protegidos todos os colaboradores da Saúde que auxiliem a equipe interventora sem que sofram qualquer medida tida como abuso de autoridade ou desvio de funcionalidade.
Padronização de adicional
Prevê que seja padronizado o pagamento do adicional de insalubridade baseando-se, necessariamente, em padrões técnicos equivalentes ao grau e risco da exposição.
Prêmio Saúde
Recomenda a reformação do Prêmio Saúde de acordo com métricas de produtividade e levando em consideração o incentivo a quem trabalha em unidades mais distantes.
Programação Pactuada Integrada
Aponta para a necessidade de promoção da Programação Pactuada Integrada, que é um instrumento de planejamento cuja atualização não ocorre desde o ano de 2009.
Habilitação para cofinanciamento
Sugere a adoção de medidas para melhorar a habilitação da Saúde para garantir recursos por meio de cofinanciamento entre o Estado e a União.
PNAISP
Prevê o credenciamento na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) com disponibilização de equipe na Penitenciária Central do Estado.
Plano de mídia
Aponta a designação de uma das agências que prestam serviço ao Município ser reservada à equipe interventora a fim de garantir a melhoria na divulgação do Programa Previne Brasil, que atingiu baixa cobertura em 2022.
Atenção secundária
Recomenda reestruturação da atenção secundária com a concentração dos serviços de pronto atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Fornecedores
Medida aponta para a apresentação de planilha de pagamento de fornecedores, destacando que sejam pagos em dia os fornecedores que continuaram ou iniciaram a prestação de serviço depois do início da intervenção.
Prioridade no pagamento
Destaca a prioridade no pagamento dos serviços prestados durante o período de intervenção. Quanto aos anteriores, fica sugerida a renegociação com a possibilidade de desconto.
UPA Leblon
Prevê a inauguração da UPA Leblon, no bairro Jardim Leblon e cuja obra teve investimento de R$ 6,5 milhões.
Medidas judiciais
Aponta para o dever de cumprimento das medidas judiciais pendentes.
Fonte: gazetadigital.com.br