MT: RECUPERAÇÃO: Após seca histórica, Pantanal volta a alagar com chuvas

MT:  RECUPERAÇÃO:  Após seca histórica, Pantanal volta a alagar com chuvas
Compartilhar

 

 

O Pantanal voltou a encher com o grande volume de chuvas registrado no estado. O bioma que sofreu com grandes incêndios e forte seca, nos anos de 2020 e 2021, se recupera após os grandes danos na fauna e flora. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a planície completamente alagada, cenário pelo qual é conhecido.

Vídeo publicado pela página Perrengue Mato Grosso mostra um homem montado em um cavalo em meio a área toda alagada. A água chega à barriga do animal

Pequenas propriedades rurais, localizadas próximas ao Pantanal também voltaram a encher com o grande volume de chuva registrado. Em Poconé (104 ao sul de Cuiabá), o córrego transbordou com as águas e alagou toda propriedade.

Considerado principal formador do Pantanal, o rio Paraguai também teve o nível de água elevado com as chuvas. Importante formador do bioma, o rio passou nos últimos anos, por níveis baixos históricos de água e que agora, também volta a se recuperar.

Conforme o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Brasília (DF), Mamedes Luiz Melo, em algumas regiões do Pantanal as chuvas foram abaixo da média.

“Geraram um volume de chuva naquela área praticamente em torno de 150 a 250 milímetros ao longo de todo mês de fevereiro. Não deixa de ser um bom volume, mas em alguns pontos a gente vê que pela média, não é todo esse valor. Alguns pontos ficaram mais abaixo. Mas já se nota que no final de fevereiro essas chuvas voltaram a retornar”, disse.

Mamedes ainda reforçou que está previsto precipitação acima da média na região pantaneira durante todo o mês de março, que pode se estender até o mês de abril.

“Somente no extremo sul do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, que talvez fique abaixo da média”, destaca.

A única estação de meteorologia do Inmet que faz calcula os níveis de água do Pantanal fica na cidade de Corumbá (MS). Neste sentido, não é possível fazer um cálculo exato dos níveis de água pelo Inmet.

Pantanal

O bioma é considerado a maior planície alagada do mundo e se concentra na região centro-oeste do Brasil, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a área é de 138.183 km², com 65% de seu território nos dois estados mato-grossenses.

Em 2020, a área passou por uma das maiores tragédias ambiental já registrada no bioma, tendo cerca de 40 mil quilômetros quadrados queimados e ocasionando a morte de 16.952 animais vertebrados.

Em 2021, a situação se repetiu e a falta de chuva e a vegetação seca contribuíram para que as chamas voltassem a atingir novamente o bioma.

Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) é o município do estado considerado porta de entrado do Pantanal. Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio) o município abriga 135.000 hectares.

Fonte:    gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %