Único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro necessita repor o seu estoque de sangue de todos os tipos
Único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro necessita repor o seu estoque de sangue de todos os tipos. A reserva atual é considerada delicada devido à queda na doação voluntária nesse período de férias, além da situação de alta nos casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG).
O aumento das síndromes gripais ocasionou a suspensão de coletas externas de doações pela equipe do hemobus e desistência de alguns doadores com sintomas gripais. “A manutenção do estoque em níveis regular é imprescindível nesse momento de férias, pois as demandas hospitalares continuam intensas e o estoque auxilia no atendimento dos pacientes internados e outros que realizam tratamento no Hemocentro”, disse a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Ela informa ainda que as coletas de sangue estão ocorrendo somente internamente na única sede do MT Hemocentro, na Capital, e com agendamento prévio para o atendimento de 10 pessoas por hora. “Durante o atendimento, a equipe da unidade e os doares comprem rigorosamente as medidas de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19 e outros SRAG”.
A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita. Conforme informações da assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), ainda neste mês de janeiro, o banco de sangue em parceria com a Liga Oncológica do curso de medicina da Unic, realizará o “Mutirão do Bem”, no período de 31 de janeiro até o dia 14 de fevereiro.
A parceria prevê o sorteio de vários brindes, entre os quais estão violões e chapéus doados e autografados por alguns cantores famosos, como Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba; pelo cantor Nando Reis e por Gustavo Lima.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica. Para agendar é só acessar o link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode ligar para o número (65) 98433-0624 ou no fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.
Fonte: diariodecuiaba.com