MT: PREVENÇÃO: Dez minutos são suficientes para eliminar focos do mosquito da dengue

MT:  PREVENÇÃO:  Dez minutos são suficientes para eliminar focos do mosquito da dengue
Compartilhar

 

Apenas 10 minutos por semana podem ser suficientes para evitar criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para alertar e evitar a proliferação destas três doenças, a Secretaria de Estado da Saúde (Ses-MT) orienta sobre práticas simples do dia a dia, que devem ser adotadas pela população.

A iniciativa faz parte da mobilização que tem como o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora” e é realizada em consonância com a proposta do Ministério da Saúde e em parceria com os municípios. Ontem (29), no dia “D”, algumas gestões municipais intensificaram as ações de conscientização nas escolas, limpezas nos espaços públicos das cidades e visitas dos agentes de saúde nas residências.

A Saúde frisa que, com apenas esses 10 minutos, é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra a dengue, como verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d’água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos.

“São atitudes simples, mas que são essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito e proteger a comunidade. É importante que a população entenda que a prevenção começa em casa e o impacto se reflete em toda a sociedade. As formas mais eficazes de prevenção à dengue continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O foco é a redução de casos e mortes pelas as arboviroses. Devido ao período de chuvas em Mato Grosso, que teve início em setembro e segue até o mês de maio, existe a possibilidade de aumento no surgimento e na proliferação do mosquito transmissor. Somente neste ano, já são 41.894 casos prováveis de dengue, 20.910 de chikungunya e 394 de zika. Desde janeiro até o momento, as duas primeiras enfermidades já provocaram a morte de 47 pessoas.

Além dos cuidados essenciais, a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, também reforça a importância de se receber os agentes de saúde e endemias e manter o calendário de vacinação em dia.

Desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Fonte:        diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %