Juiz Geraldo Fidelis realizou uma vistoria ao raio 8 da Penitenciária Central na sexta-feira
Arquivo
O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais
A Justiça determinou, nesta sexta-feira (17), a reabertura em caráter provisório e emergêncial do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).
A decisão, que atende a um pedido de providências da OAB (Ordem dos Advogados de Mato Grosso), foi assinada pelo juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais da Capital.
O despacho foi dado depois que o magistrado realizou uma vistoria no raio 8 da Penitenciária Central do Estado, onde passaram a ficar os presos com direito a cela especial, após a desativação do CCC. A visita ocorreu na companhia do presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB-MT, Leonardo Bernazolli.
A OAB afirma que, com o fechamento da unidade prisional, o encaminhamento dos reeducandos foi feito em desconformidade com a legislação, contrariando direitos e os colocando em risco.
Com base nas informações repassadas nos autos, o juiz determinou que o governador Mauro Mendes seja intimado, assim como o secretário de Estado de Segurança Pública, no prazo de 48h, para que promovam a reabertura do CCC, com retorno dos reeducandos, do corpo técnico e fos policiais penais.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Fonte: midianews.com.br