A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã de quinta-feira (02.03), na região oeste do Estado, a Operação Rota Cercada, para cumprimento de 40 mandados judiciais de prisão e de buscas contra integrantes de uma associação criminosa envolvida em diversos crimes.
Durante o cumprimento do mandado de prisão, o vereador reagiu à abordagem, realizando disparos contra as equipes policiais e alvejando, inclusive, o delegado de Rio Branco, Marcelo Menezes. Em resposta à agressão, o vereador também foi atingido e não resistiu, indo a óbito.
As 12 ordens de prisão temporária e 28 de busca e apreensão são cumpridas em quatro cidades: Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira, e em Barra do Bugres.
A operação apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio e outros delitos relacionados.
A Câmara de Vereadores de Rio Branco também é alvo de mandado de busca e apreensão.
As prisões terão o prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas no decorrer da investigação.
Cumprimento de prisão
O delegado da Polícia Civil foi socorrido a uma unidade hospitalar da região para os primeiros socorros. Ele está consciente e não corre risco de morte.
A Diretoria do Interior da Polícia Civil e a Delegacia Regional de Cáceres estão acompanhando a situação e prestando os suportes administrativos e operacionais necessários, tanto à sequência da Operação Rota Cercada para o total cumprimento dos mandados judiciais quanto no atendimento ao delegado que foi ferido na operação policial.
Fonte: cenariomt.com.br