Os vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que estão no Centro de Operações aos fundos do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, desde 2014, começam a ser transferidos para a Bahia nesta terça-feira (15). Os modais foram vendidos por mais de R$ 700 milhões.
A movimentação no centro começou primeiras horas desta manhã. Intactos, apesar da pintura estar descascando, os modais serão transferidos através de caminhões.
O acordo extrajudicial firmado entre Mato Grosso e a Bahia para a venda do Consórcio Veículo Leve Sob Trilhos (VLT-Cuiabá) foi assinado em julho. Ao todo, foram vendidas 40 composições de trens, totalizando 280 carros, que passarão por uma reforma, além de trilhos, subestações e cabeamentos.
Leia também – Veja ao vivo – Julgamento de autor de chacina em bar em Sinop é iniciado
Conforme o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o valor acordado serão divididos em parcelas anuais, com a Bahia oferecendo garantia para esses pagamentos. O valor será usado para ajudar a custear o novo modal do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande, que têm o prazo de entrega para 2025.
Em agosto por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado (Iomat) após determinação do governador Mauro Mendes, foi formado um grupo de trabalho para acompanhar a retirada dos vagões, que serão acompanhados pela Secretaria de Estado de Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Secretaria de Planejamento e Gestão e Controladoria-Geral do Estado.
Fonte: gazetadigital.com.br