O deputado estadual, Wilson Santos (PSD), e o ex-governador Júlio Campos (UB), lideram a corrida eleitoral para ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a próxima legislatura. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (04.04) pelo Instituto Mais e foi encomendada pelo VGNoticias.
A pesquisa realizada entre os dias 19 a 21 de março deste ano, na Baixada Cuiabana, perguntou ao eleitor quatro possibilidades de resposta: Você conhece o candidato?; Se conhece, votaria nele?; Conhece, e não votaria; E, não sabe se votaria.
O levantamento elencou os nomes de sete possíveis candidatos, sendo eles: o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin – popular Fabinho (PSB); do ex-governador Julio Campos (UB); o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (UB); o presidente da Câmara de Cuiabá; Juca do Guaraná do Filho (MDB); e os deputados estaduais Janaína Riva (MDB) e Wilson Santos (PSD).
De acordo com a pesquisa, 37% dos eleitores conhecem e votariam em Wilson Santos, 5% não conhecem e 2% não sabem se votariam no candidato.
Julio Campos ficou em segundo lugar, no qual 34% afirmaram conhecer e votar no ex-governador, caso ele coloque o nome para disputa eleitoral; outros 7% disseram que não o conhecem e 4% não sabem se votariam nele.
A única mulher na Assembleia Legislativa, a deputada Janaina Riva ficou em terceiro lugar: 33% dos entrevistados disseram conhecer e que votariam na parlamentar; 13% afirmaram não a conhecer e outros 4% não sabem se votariam na atual parlamentar.
O presidente da ALMT, Eduardo Botelho aparece em seguida: 28% das pessoas ouvidas que disseram que conhecem e votariam no deputado; 18% não conhecem e 4% não sabem se votariam no deputado.
A pesquisa apontou que 20% conhece e votaria em Juca do Guaraná Filho; 14% não conhece e 4% não sabem se votariam. O ex-prefeito de Várzea Grande Wallace Guimarães obteve 15% de pessoas que conhecem votariam nele; 32% não conhece e 3% não sabe se votariam.
O atual presidente da Câmara de Várzea Grande, Fabinho, ficou em último lugar na pesquisa. Apenas 6% disseram que conhecem e votaria no vereador; 84% dos eleitores da grande Cuiabá não conhecem o atual do parlamentar; e 1% não sabe se votaria no candidato.
Rejeição
Na pesquisa pode se verificar por meio da pergunta: Conhece e não votaria; a rejeição dos candidatos. Conforme o levantamento, Juca do Guaraná lidera o quesito: 62% dos entrevistados disseram que conhecem o presidente da Câmara de Cuiabá, porém, não votariam no parlamentar.
Em seguida aparece Wilson Santos com 56% das pessoas que disseram que não votariam no deputado; Júlio Campos aparece com rejeição de 55%, seguido por Wallace Guimarães; Eduardo Botelho e Janaina Riva – todos com índice de rejeição em 50%.
Já o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fabinho, detém a menor rejeição, com apenas 9%.
A pesquisa
O Instituto Mais realizou a pesquisa entre os dias 19 a 21 de março, com 700 entrevistas distribuídas na região de Cuiabá – Várzea Grande, e os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nobres, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº MT-09252/2022 – INSTITUTO MAIS. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos; e intervalo de confiança de 95%.
Leia Também – Baixada cuiabana está dividida entre Bolsonaro e Lula, aponta Instituto Mais
Mauro Mendes lidera pesquisa para Governo de Mato Grosso na baixada cuiabana; gestão positiva.
Fonte: vgnoticias.com.br