MT: PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Igreja passa por reforma externa após risco de desabar; sem data de reabertura

MT:  PATRIMÔNIO HISTÓRICO:  Igreja passa por reforma externa após risco de desabar; sem data de reabertura
Compartilhar

 

 

Tombada como Patrimônio Histórico Nacional, a igreja Nosso Senhor dos Passos, que marca o início de Cuiabá, passa por reforma. Situada no Centro Histórico da Capital, o local estava fechado por risco de desabamento e na fachada era perceptível a ação do tempo. A obra é executada com recursos do governo de Mato Grosso por meio do projeto MT Preservar. A previsão é que os trabalhos na parte externa sejam concluídos ainda no fim de março.

Leia também – cineasta indígena de MT é homenageado em evento do audiovisual no Rio de Janeiro

Conforme a engenheira Mirian Gomes, atualmente a obra é realizada na fachada da igreja e logo será iniciada a pintura da parte externa.

Segundo Mirian, as obras serão realizadas apenas na parte externa. A igreja foi contemplada pelo projeto MT Preservar, do governo de Mato Grosso, que objetiva a recuperação do patrimônio histórico e cultural.

Entre os trabalhos feitos estão: a higienização geral, conserto de infiltração e correção com reboco nas paredes que estavam trincadas, pintura.

O interior da igreja apresenta um problema maior e que precisa de mais verba para a revitalização. Mirian Gomes destacou que o governo do Estado planeja a elaboração de um projeto que contemple essas necessidades, com mais tempo de obra e recursos.

A conclusão está prevista para ainda o fim deste mês, mas ainda não há previsão de reabertura para missas.

Historiador e presidente do Centro Histórico da Capital, Suelme Fernandes destaca que a igreja, assim como várias outras da Capital, tem muitas histórias como a de um zelador que parecia do Corcunda de Notre Dame.

“A igreja é um patrimônio nacional, é do Brasil. Isso tem que ser preservado, cuidado porque está aqui na nossa cidade”, disse

O local

A Igreja do Senhor dos Passos foi erguida como uma capela, em 1792, por um devoto chamado Manuel Homem, que conseguiu sair do caixão após ser enterrado vivo. Historiadores afirmam que ele sofria de catalepsia, doença que impossibilita a movimentação dos membros, cabeça e até pode ocorrer a perda da fala.

Além dessa, há outras histórias marcantes do templo, como do sineiro conhecido por “Totó-Onça” que nuca tocava o sino da igreja nos horário certo.

Pequena, singela, discreta e encantadora, a construção é uma das mais belas do movimentado Centro Histórico de Cuiabá. A arquitetura é típica das igrejas do período colonial.

Fonte:  gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %