A prefeitura de Várzea Grande, por meio do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e a Secretaria Municipal de Saúde, abriu na manhã desta quarta-feira (05), a campanha “Outubro Rosa” de 2022. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS- Cristo Rei.
Presente na abertura, a primeira-dama, promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, destacou que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saúde da Prefeitura, o que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo do útero.
“Durante todo o ano, nossas unidades já trabalham com esse cuidado. No mês de outubro, aderindo a este movimento, que acontece no mundo todo, nós intensificamos esse cuidado, com ênfase na prevenção desses tipos de câncer, principalmente o da mana e do colo de útero. O nosso objetivo é justamente alertar sobre a importância da detecção precoce desses cânceres na mulher”, alertou Kika Dorilêo.
A primeira-dama agradeceu principalmente aos servidores públicos das unidades de saúde, que com o carinho e o olhar diferenciado estão salvando vidas. “Tive um relato de que uma senhora levou à uma Unidade Básica sua vizinha, para fazer exames do colo de útero. Na oportunidade, a servidora insistiu para ela fazer também. Após várias insistências da servidora, a senhora fez os exames e positivou para o câncer”, relatou.
Kika conta que ela foi tratada e curada do câncer. “No final, esta senhora virou voluntária da unidade de saúde que cuidou dela. Uma história bonita, comovente, e que a dedicação da servidora mudou a vida desta senhora. O ‘Outubro Rosa’ é isso, uma corrente do bem para incentivar as mulheres a se cuidarem também”, disse a primeira-dama.
O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, explicou que, no mês de outubro, toda a rede básica e especializada estará mobilizada promovendo atividades descentralizadas, voltadas para a detecção precoce desses cânceres, que acomete mais as mulheres. As atividades programadas serão na forma de rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, ‘lives’, busca ativa de mulheres de 25 a 64 para realizar o exame preventivo com a coleta de CCO, e mulheres de 50 a 69 para realizarem mamografia. Serão feitos também exames clínicos de mama e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites “B” e “C”.
“Além dos serviços ofertados nas 22 Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e serviços especializados, cada unidade vai fazer sua programação específica, de acordo com a realidade de cada Região da cidade”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.
Fonte: gazetadigital.com.br