MT: NO PANTANAL: Dentista faz atendimento gratuito em comunidades ribeirinhas

MT:  NO PANTANAL:    Dentista faz atendimento gratuito em comunidades ribeirinhas
Compartilhar

Charles Gomes conta que muitos têm saúde bucal precária e necessitam de assistência

Charles presta serviço odontológico gratuito às comunidades pantaneiras

Formado há cinco anos, o odontólogo Charles Gomes nasceu em Goiás, mas cresceu em Cuiabá e se sente tão acolhido pelo povo mato-grossense que decidiu prestar assistência odontológica gratuita a comunidades carentes no Estado.

Charles realiza esse trabalho em parceria com grupos da sua igreja, chamada Casa de Oração, que é liderada por missionários evangélicos. Ele participa dos cultos e projetos desde a fundação da casa, em 2020.

“Somos uma igreja focada em servir as pessoas e, congregando com a gente, temos dois missionários da JOCUM (Jovens Com Uma Missão Comum) do Pantanal e eles costumam fazer esses trabalhos. Eles tiveram a ideia de levarmos não somente atendimento odontológico, mas também roupa, alimento, óculos de grau, corte de cabelo, trabalho social e também a palavra”, explica

O grupo da Igreja Casa de Oração levando de barco os alimentos doados para comunidades do Pantanal

Charles conta que nessa viagem, que foi a primeira da igreja, também foram profissionais como médicos, psicólogos, advogados, cabelereira e optometrista. Toda a assistência fornecida lá foi gratuita.

Uma das características que o profissional destaca é a receptividade do povo pantaneiro. Depois de horas de viagem, ele diz que é recompensador e impressionante ver a felicidade daquelas pessoas.

“Eles ficam extremamente felizes e são extremamente receptivos. É constrangedor o quão grande é o coração deles, porque abrem mão do pouco que têm para que a gente possa ter um conforto e usufruir daquilo que oferecem. A gente tinha ido preparado para dormir em barraca ou dentro do carro, mas eles cederam a casa deles para dormirmos”, lembra emocionado.

Além dos serviços prestados, o grupo conseguiu doar 35 cestas básicas e uma quantidade de sacolas de roupas suficiente para lotar um quarto. Para levar tudo até as comunidades, são necessárias mais de quatro horas de viagem até Barão de Melgaço e dormir uma noite lá para descansar.

Charles conta que a Igreja Casa de Oração já tem no mínimo três idas ao Pantanal programadas para 2023. Ele considera esses retornos muito importantes, pois a comunidade necessita de assistência.

“A saúde bucal é precária. Fiquei muito triste com o que vi, porque realmente são pessoas que não têm condições. Quando perguntamos por que eles não procuram alguém, eles contam que não conseguem e ficam com os problemas. São jovens de 14 anos já com ausência de dentes e que se acostumaram com a dor porque não tem o que fazer”, diz.

“Acredito que se só eu ficasse lá duas semanas, ainda não conseguiria resolver tudo. Precisamos ensinar como cuidar da saúde bucal e depois darmos continuidade nos tratamentos, então é um trabalho árduo”.

Além das dificuldades de saúde enfrentadas pelos pantaneiros, muitos deles passam por obstáculos financeiros e por isso as doações também são essenciais. Segundo Charles, a família que acolheu ele e sua esposa abriu o coração e contou que tem sido difícil pagar o financiamento da casa que construíram.

Se o dentista fosse definir esse trabalho social em uma palavra, seria gratidão, pois é como se ele visse um de seus sonhos se materializar na sua vida.

O dentista Charles Gomes conta que sempre foi um sonho poder ajudar pessoas através da sua profissão

“Desde que me formei, sempre tive vontade de fazer esse tipo de trabalho e acredito que tudo tem um tempo determinado. Hoje, cinco anos após a formação, tenho um pouco mais de experiência para lidar com esses casos. É a primeira vez que fui e não será a última, quero estar fazendo isso com frequência porque é muito prazeroso ajudar as pessoas através da minha profissão”, conta.

Charles compartilha que a Igreja Casa de Oração já tem, no mínimo, três idas ao Pantanal programadas para acontecerem em 2023 e que, nessas vezes, ele levará amigos dentistas para ajudarem com a demanda de atendimentos.

“Quero fazer esse trabalho por tempo indeterminado, enquanto eu tiver força e coluna. Pretendo pedir a ajuda de mais dentistas! Postei no meu Instagram fotos da assistência e uns cinco colegas dentistas já vieram falar comigo. Pretendo montar um grupo, cada um com uma especialidade para fazermos um mutirão, irmos lá e atendermos toda essa galera”, planeja animado.

Entre no grupo do MidiaNews no Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Fonte:    midianews.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %