O Museu Rosa Bororo, o único da cidade, deve passar por reforma. A Secretaria Municipal de Cultura já conta com um projeto de reforma geral do prédio histórico finalizado que deve custar aproximadamente R$ 550 mil.
Segundo o secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto de Araújo, a previsão é que o projeto de reforma seja enviado para a licitação ainda esta semana. A expectativa é poder licitar a obra em um prazo médio de 25 dias.
Para o início da licitação, o secretário explica que ainda aguarda o parecer da Procuradoria-Geral do Município. Depois, será preciso aguardar a tramitação do processo. Já a obra, após iniciada, deve ter uma duração de 5 meses de execução.
A proposta, conforme Pedro Augusto, é de reformar o espaço de forma que passe a atender as necessidades de acessibilidade, bem como de melhor organização do local, com uma estrutura mais adequada para receber exposições e expor o acervo do museu. A reforma ainda prevê melhorar a segurança do prédio.
O Museu Rosa Bororo funciona na Rua Arnaldo Estevão, no centro de Rondonópolis, no prédio que abrigou a Câmara Municipal entre 1960 e 1997.
Conforme informações da Câmara, a partir de 1997 o espaço passou a ser ocupado pelo Museu Rosa Bororo, que havia sido fundado, por sua vez, em 25 de abril de 1988.
O prédio no centro da cidade é uma das edificações mais antigas de Rondonópolis e já passou por uma restauração, que foi coordenada pelas professoras Laci Maria de Araújo Alves e Luci Léa Lopes Martins Tesoro, ambas do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), hoje Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Fonte: atribunamt.com.br