MT: MOBILIDADE URBANA: Obras do BRT impactam trânsito da Avenida do CPA, em Cuiabá

MT:  MOBILIDADE URBANA:   Obras do BRT impactam trânsito da Avenida do CPA, em Cuiabá
Compartilhar

Atualmente, os trabalhos se aproximam do viaduto da Avenida Miguel Sutil, o que tem deixado o trânsito congestionado

Divulgação
Atualmente, os trabalhos se aproximam do viaduto da Avenida Miguel Sutil, altura do bairro Bosque da Saúde, região com intenso fluxo de veículos

As obras de instalação do sistema de Ônibus de Transporte Rápido, o chamado BRT, avançam pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) em direção à região central de Cuiabá.

Atualmente, os trabalhos se aproximam do viaduto da Avenida Miguel Sutil, altura do bairro Bosque da Saúde, região com intenso fluxo de veículos.

Leia também:

SUS e plano de saúde são ajuda para quem quer parar de fumar

Como a intervenção ocupa parte da pista, os motoristas têm enfrentado congestionamento, especialmente, nos horários de pico.

Para amenizar os impactos, a faixa exclusiva para o transporte coletivo de passageiros foi liberada, por tempo indeterminado, para a passagem de outros veículos ao longo da Avenida do CPA, sentido bairro/Centro, até a Avenida Mato Grosso.

A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), ainda no fim de agosto passado, e tornou-se necessária, uma vez a que as obras ocupam boa parte das faixas de rolamento e, por isso, os motoristas precisam trafegar pelo lado direito da pista.

Na Capital, as obras de implantação do BRT foram iniciadas em janeiro deste ano pelo Governo de Mato Grosso.

Os trabalhos começaram na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar.

Em fevereiro, os trabalhos prosseguiram com a concretagem das pistas do BRT na Avenida do CPA, próximo a entrada do Hospital de Câncer.

Desde então, seguem em direção ao Centro da cidade.

A concretagem é realizada ao mesmo tempo em que outros serviços são executados na avenida.

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que o concreto está sendo utilizado nas pistas por onde passarão os veículos do BRT, devido a sua maior durabilidade.

O concreto é um pavimento rígido, ao contrário do asfalto, que é flexível, e por isso fica mais suscetível às ondulações provocadas pela frenagem constante dos ônibus.

LINHAS – Concluído, o BRT vai funcionar com corredor expresso, que separa o transporte público do congestionamento dos carros de passeio e motocicletas.

Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas.

A primeira ligará o Terminal do CPA, próximo ao Comando Geral da Polícia Militar, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente-Coronel Duarte e 15 de Novembro.

A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o Centro da Capital.

A previsão é que um passageiro possa sair do Coxipó e chegar à região central em 21 minutos.

O projeto prevê a implantação de um Parque Linear na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, com pista de caminhada e ciclovia.

Em Várzea Grande, o BRT vai da Avenida da FEB até o Aeroporto Marechal Rondon, na Avenida João Ponce de Arruda.

Fonte:  diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %