Um levantamento inicial nos conjuntos habitacionais construídos pelo governo federal identificou 150 casas que estão abandonadas ou não cumprem com a função social, que é de moradia, em Cuiabá. O trabalho é uma parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal (CEF), que é responsável pelos processos para retomada destes imóveis e destinação às famílias que atendem ao perfil do programa “Minha Casa Minha Vida”.
De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marcrean Santos, a fiscalização é responsabilidade da Caixa, mas o órgão municipal propôs ajudar com o trabalho em campo, o que foi prontamente aceito.
A equipe de assistência social, da Secretaria de Habitação, já percorreu diversos condomínios, como o Nico Baracat e o Altos do Parque, e já identificou cerca de 150 casas abandonadas.
Segundo a Prefeitura, estes relatórios já foram encaminhados para a CEF, que iniciou a análise dos documentos. Após esta análise, se entender que é pertinente, a CEF entra com processos na Justiça para retomada dos imóveis.
Um processo da CEF, inclusive, resultou na destinação de uma das casas de outro residencial para uma mãe com sete filhos. A família se mudou em fevereiro deste ano, realizando o sonho da casa própria. A casa foi entregue dois dias após a família ser despejada pela segunda vez em menos de quatro meses.
“E essa é uma das nossas grandes metas. Auxiliar a Caixa na retomada de casas abandonadas para destiná-las às famílias em situação de extrema vulnerabilidade social”, reforça o secretário.
Fonte: diariodecuiaba.com.br