O atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), teve um resultado inverso das gestões de Mauro Mendes (União) e Lula (PT). Enquanto Mendes e Lula tiveram suas gestões aprovadas, o chefe do Executivo cuiabano teve sua administração desaprovada por 56% dos entrevistados e apenas 36% aprovou sua forma de gestão.
Ao serem questionados sobre a qualidade da administração municipal, 18% das pessoas disseram que é positiva; 30% consideram regular e 49% negativa (3% NS/ NR). Além disso, apenas 3% da população da capital mato-grossense avaliou como ótima a gestão Emanuel Pinheiro. Seguido de 15% e 30% como boa e regular.
Entre as avaliações negativas (ruim e péssimo), Emanuel ‘venceu’ os demais gestores com 22% e 27%. Além disso, o Gazeta
Dados também questionou sobre qual seria o principal problema de Cuiabá a ser resolvido pelo futuro prefeito. A prestação de serviços de Saúde foi de longe o mais criticado pelos cuiabanos, com 60% das reclamações. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está sob intervenção e é gerida pelo Estado de Mato Grosso, por meio do gabinete interventivo liderado pela servidora Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini desde o início de 2023.
Em segundo lugar no ranking de reclamações está a pavimentação de ruas e avenidas, com 8%. No terceiro lugar, os serviços de Educação são os mais reclamados com 7%; seguindo as declarações em 4º ficou problemas com segurança e drogas, com 7%; empregos/desenvolvimento, com 4%; fome/ miséria, moradia/habitação e combate a corrupção todos com 2%
cada; além de limpeza urbana, salários, saneamento, abastecimento de água e trânsito com 1% cada das reclamações.
Gazeta Dados
A pesquisa usou a metodologia de pesquisa quantitativa e aplicou a técnica de pesquisa Survey, ou seja, aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público. A Gazeta realizou a consulta através de uma amostra por quotas proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, idade, escolaridade e Renda Familiar. Foram utilizados dados de distribuição PNAD-IBGE e dados do TSE e TRE/MT – 2023.
Fonte: gazetadigital.com.br