O Gazeta Dados questionou os eleitores cuiabanos sobre a futura disputa ao governo do Estado em 2026, quando o atual governador Mauro Mendes (União) não poderá disputar a reeleição por estar em seu segundo mandato. Se a eleição fosse
hoje, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) aparece em 1º lugar com 15% da intenção de votos. Em seguida, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) com 14%. Ambos estariam empatados tecnicamente.
Em terceiro lugar aparece o senador Jayme Campos (União) com 6%, seguido pelo senador Wellington Fagundes (PL) 5%, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) 4%, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) 3% e em último o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) com 1%. Brancos e nulo 14% e 38% não souberam ou não quiseram responder.
Já em um cenário sem Lúdio, Janaina Riva e Emanuel Pinheiro, Jayme Campos têm 11% da intenção de votos, seguido
por Wellington Fagundes com 8%, Carlos Fávaro 6% e Pivetta com 3%. Outros 22% votariam branco ou nulo e 50% não souberam ou quiseram responder.
Gazeta Dados
Na modalidade espontânea – quando os nomes não são apresentados – os nomes mais lembrados foram do ministro da
Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), o deputado Lúdio Cabral (PT) e a deputada Janaina Riva (MDB), todos com 2% cada. Depois
aparecem o governador Mauro Mendes, Eduardo Botelho e Rosa Neide com 1% cada. Outros candidatos somados chegam a
2%, brancos e nulos 2% e 88% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição
O Instituto Gazeta Dados também avaliou a rejeição dos nomes apresentados como possíveis candidatos ao Palácio Paiaguás na sucessão de Mauro Mendes em 2026.
O prefeito Emanuel Pinheiro é o mais rejeitado pelo eleitorado cuiabano. Questionados em quem não votariam de jeito nenhum para governador, 11% escolheram Emanuel. Já o senador Jayme Campos e o deputado Lúdio Cabral aparecem em 2º lugar com 5% de rejeição cada.
Já Janaina Riva, Wellington Fagundes, Carlos Fávaro e Otaviano Pivetta aparecem com 3% de rejeição cada um. Brancos e nulos 15% e não souberam ou não responderam 52%.
Cuiabanos querem Mendes no Senado
Já na disputa ao Senado para 2026, quando os cuiabanos poderão escolher dois nomes para votar, o governador Mauro Mendes (União) é o mais lembrado no primeiro com 18% da intenção de votos dos cuiabanos. Caso resolva ser candidato ao Senado, Mendes deverá renunciar ao mandato de governador do Estado até 31 de março de 2026. Caso contrário, ficará impedido de concorrer ao pleito.
Em segundo lugar aparece o nome do petista Lúdio Cabral com 9% de preferência dos entrevistados, seguido por Janaina Riva com 8% e Jayme Campos 6%. Depois vem Wellington Fagundes e Emanuel Pinheiro com 3% cada. Já o deputado federal José Medeiros (PL), Rosa Neide e Carlos Fávaro estão empatados com 2% cada. Brancos e nulos 12% e 34% não responderam.
Neste cenário, Jayme e Fávaro poderão disputar à reeleição, já que ambos são senadores. Já Fagundes acabou de ser reeleito senador e seu mandato vai até 2030.
Gazeta Dados
Já em relação ao segundo voto para senador do eleitorado cuiabano, Lúdio Cabral aparece em 1º lugar com 9% da intenção de voto como segunda opção. Mauro Mendes e Riva aparecem como 2º voto para 8% dos entrevistados cada. Jayme Campos e Wellington Fagundes com 5% cada um, Calos Fávaro 3%, José Medeiros, Rosa Neide e Emanuel Pinheiro, 2% cada um. Brancos e nulos 12% e não responderam ou não souberam responder 43%.44.
Pinheiro tem maior rejeição, diz pesquisa
O Gazeta Dados mediu também a rejeição dos postulantes a representar os cuiabanos no Senado Federal. O prefeito Emanuel Pinheiro é rejeitado por 12% dos entrevistados. O segundo mais rejeitado é Jayme Campos com 7%, Mauro Mendes
4% e Lúdio 3%. Depois vem Carlos Fávaro, Janaina Riva, Otaviano Pivetta, a senadora em exercício Margareth Buzetti (PSD) e Wellington Fagundes empatados com 2% de rejeição cada. Os menos rejeitados são José Medeiros, Rosa Neide e Antônio
Galvan (PRD) com 1% cada. Brancos e nulos somaram 11% e não responderam 50%.
A pesquisa foi realizada com 800 moradores de Cuiabá entre os dias 15 e 18 de novembro. O método utilizado é o Survey,
que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado
junto a uma amostra representativa da população. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A margem de confiança é de 95%.
Fonte: gazetadigital.com.br