O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) criticou a ex-deputada federal Rosa Neide e o presidente estadual do PT, Valdir Barranco, por não reconhecerem sua pré-candidatura à prefeitura de Cuiabá. A confirmação de Lúdio como pré-candidato ocorreu no início de dezembro, após um período de indefinição entre ele e Rosa Neide.
Contudo, tanto Barranco quanto a ex-deputada argumentam que a decisão não é válida, alegando descumprimento de diretrizes da direção nacional. Eles afirmam que a escolha do candidato para Cuiabá será decidida pela cúpula em Brasília.
Lúdio Cabral ressaltou seu respeito por Rosa Neide, mas defendeu a decisão da base do partido. “Respeito ela, mas há uma decisão tomada pela base do partido e o fato de haver uma etapa seguinte, que é a homologação pela direção nacional, não pode servir de pretexto para posicionamentos que criem dúvidas sobre a posição do PT em Cuiabá”, afirmou.
O deputado e o PT local sustentam que o processo de escolha do pré-candidato foi legítimo e seguiu as resoluções do Diretório Nacional.
Lúdio informou que as homologações nas capitais iniciarão na semana seguinte e, somente após esse processo, a federação (PT, PV e PCdoB) deve começar a discutir a definição do nome que representará o grupo. “Tudo foi feito de forma correta. Infelizmente, o grupo da companheira Rosa não inscreveu chapa de delegado. Respeitamos e só por isso recebi todos os votos. Porém, a resolução do partido já dizia isso, que o candidato aprovado pelo PT municipal vai para o diretório nacional para homologação”, disse.
O deputado também apontou que enfrentou dificuldades anteriormente ao buscar lançar candidatura pelo partido, destacando que, apesar de ser uma das principais lideranças do PT no Estado, sempre foi minoria na sigla. Ele enfatizou que o processo de se tornar candidato foi desafiador, dado seu status de minoria no PT estadual, e que essa experiência tem sido um processo de aprendizagem.
Fonte: odocumento.com.br