MT: JUNHO SEGURO: Saúde alerta para o alto número de acidentes que causam queimaduras

MT:  JUNHO SEGURO:   Saúde alerta para o alto número de acidentes que causam queimaduras
Compartilhar

Só de janeiro a maio, o HMC já atendeu mais de 400 pacientes. Hoje, 16 são atendidas no CTQ

Secom-Cuiabá
Do total de 16 pessoas que hoje são atendidas no CTQ, apenas três moram na Capital e, as demais (13), no interior do Estado

Atualmente, 16 pessoas são assistidas pelo Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), localizado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Para alertar a população sobre o número elevado deste tipo de acidente e os traumas que pode causar, a Prefeitura da Capital lançou a campanha “Junho Seguro”, que prevê palestras e ações de conscientização, ao longo de todo mês.

Leia também:

Dengue e chinkungunya já mataram 22 pessoas em 5 meses no Estado

“O foco é chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes domésticos que resultam em queimaduras graves. Somente de janeiro a maio deste ano, já atendemos mais de 400 pacientes no CTQ”, disse a responsável técnica do CTQ, Nayara Quaresma.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do total de 16 pessoas que hoje são atendidas no CTQ, apenas três são residentes da Capital e, as demais (13), residem no interior do Estado.

Quatro dos pacientes estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Nosso objetivo é reduzir o número desses casos, buscando não apenas prevenir, mas também conscientizar a população em geral”, observou o diretor-geral do HMC, Giovani Valar.

A iniciativa é realizada em alusão ao Dia Mundial de Prevenção a Queimaduras (6).

As queimaduras são lesões causadas pelo contato com agentes externos, que podem ser térmicos, a exemplo do fogo, líquidos quentes, vapores ou radiação; químicos, como substâncias ácidas e alcalinas; e elétricos ou biológicos (algumas espécies de lagartas ou “taturanas”).

Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos casos ocorrem em ambiente doméstico, tendo crianças (92%) e idosos (84,4%) como principais vítimas.

A gravidade está relacionada com o tipo de agente causador, a profundidade e extensão.

Também este tipo de ocorrência representa um sério problema de Saúde Pública, causando dor, sofrimento e que podem deixar sequelas físicas e emocionais nas vítimas, por vezes, resultam em óbito.

Fonte:   diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %