O deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) participou com o governador Mauro Mendes (UB), nesta terça-feira (8), da assinatura do termo de cooperação técnica para um estudo sobre a inteligência territorial e hídrica para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada de Mato Grosso. O objetivo do estudo é analisar o potencial de expansão das áreas irrigadas em Mato Grosso, sobretudo na região centro-sul e do Alto Teles Pires.
O estudo, que será realizado com apoio da Universidade Federal de Viçosa e Universidade de Nebraska (EUA), é resultado da viagem que Cláudio Ferreira fez aos Estados Unidos com o governador e membros do governo em maio deste ano.
Na viagem, a comitiva de Mato Grosso participou da Conferência Global Água Para Alimentos, em Nebraska (EUA), e discutiu várias parcerias na área da irrigação para Mato Grosso.
“Não tem nada melhor de inovação tecnológica do que a própria irrigação. Se nós queremos continuar sendo o Estado que mais produz e exporta alimentos, nós precisamos investir em tecnologia, especialmente na tecnologia de irrigação. Por isso, parabenizo o Governo do Estado por esta parceria. Eu que comecei muito jovem trabalhando na lavoura, entendo que irrigar significa gerar emprego e produzir muito mais na mesma área”, enfatizou Cláudio Paisagista.
Além da universidade americana, o estudo também terá a parceria do Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigação (Imafir) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
Fonte: atribunamt.com.br