MT: INFLUENCIANDO GERAÇÕES: Juliano Canavarros é eleito pela para liderar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

MT:  INFLUENCIANDO GERAÇÕES:   Juliano Canavarros é eleito pela para liderar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)
Compartilhar

Premiado internacionalmente, o medico planeja uma segunda edição de evento que reúne médicos e pacientes bariátricos para a troca de experiências

Especialista em cirurgia bariátrica, Juliano Blanco Canavarros, 60 anos, formado na Universidade Federal Fluminense, construiu carreira de grande prestigio em Cuiabá – MT. Chegando a receber reconhecimento internacional no Obesity Week (Semana de Obesidade), em Washington (EUA) em 2018 com o artigo intitulado “Análise da incidência de trombose porto-espleno-mesentérica após gastrectomia vertical laparoscópica” em parceria com outros médicos.

Agora, encarando um novo desafio em sua carreira, Dr. Canavarros reconhece o poder da influência midiática a cerca de temas de relevância na sociedade, como é o exemplo da cirurgia bariátrica. A gestão do médico, foca em desmistificar e esclarecer dúvidas que o público geral pode ter acerca do tema.

Ao Jornal Centro Oeste Popular, o presidente da SBCBM contou com exclusividade como funciona a Sociedade a qual representa agora. “SBCBM é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que visa levar o melhor do conhecimento científico aos seus associados, médicos e não médicos. Como a sociedade é uma estrutura muito coesa e de objetivos claros, nossa missão é dar continuidade aos projetos já criados, implantar os que ainda estão no forno e dar uma pitada mato-grossense na gestão nacional”, explicou o médico.

Além da continuidade e a apresentação de novas propostas, o Doutor pretende apoiar a sociedade de jornalistas através de um prêmio que reconhecerá a produção midiática acerca dos temas abordando a cirurgia metabólica afim da remissão da diabetes, bem como a hipertensão arterial. O projeto que ganha destaque na elaboração da gestão é a ampliação da cirurgia robótica, método que garante menos riscos, rápida recuperação e se destaca por ser o método menos invasivo nas cirurgias bariátricas.

Esta é a primeira vez que um cirurgião Mato-grossense ocupa tal cargo, para Dr. Canavarros este, feitos significa algo que vai além da sua satisfação pessoal e ressalta que: “Sou daqui de MT e amo minha terra natal, mas não deixo o cargo subir na minha cabeça, em verdade acrescenta responsabilidades” e complementa dizendo que a conquista pode influenciar uma nova geração de profissionais a sonhar e lutar para conquistar grande mérito profissional. “É importante mostrar que com determinação e muito trabalho se pode galgar na sua profissão de maneira ética”, finalizou.

Pensando na sensibilização e o alcance necessário para informar a população geral, o doutor comenta sobre programas e projetos que falam frequentemente sobre saúde e alcança grande publico como é o exemplo do Baritalk, podcast produzido por Paulo e Dani Magalhães.

A fila para a operação bariátrica através do SUS enfrenta grande dificuldade por existir uma alta demanda, segundo dados de 2023 apenas 44,093 mil de 311,850 mil cirurgias bariátricas foram feitas através do Sistema Único de Saúde. Juliano Canavarros afirma que existem comitês e associações que estão empenhados em pressionar para que a população carente também seja assistida. “Temos comitês empenhados na melhoria do atendimento do obeso no SUS, posto que a obesidade na população carente seja pandêmica também”, ponderou.

Junto a Juliano Canavarros, está Fábio Almeida (Aracaju), a gestão de Canavarros inicia em Janeiro de 2025 e terá seu fim em Dezembro de 2026.

Fonte:  copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %