MT: Índice de superlotação na Urgência e Emergência do HMC reduz em 28% nos últimos sete meses

MT:   Índice de superlotação na Urgência e Emergência do HMC reduz em 28% nos últimos sete meses
Compartilhar

Com a implantação de novas ferramentas, através do Projeto Nacional Lean nas Emergências, o Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que fica no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, teve grandes avanços. A mais relevante é a redução em 28% do índice de superlotação nos últimos sete meses (julho/22 a janeiro/23), conforme o NEDOCS (indicador de lotação de urgência e emergência).

O objetivo do Projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

O Hospital Municipal de Cuiabá integra desde junho de 2022 o Projeto Nacional Lean nas Emergências do PROADI-SUS, sob a consultoria do Hospital Sírio-Libanês.

“A Urgência e Emergência do HMC passou por reestruturação desde o início do Projeto Lean, com a adoção de inúmeras ferramentas, que otimizaram o fluxo de atendimento aos pacientes. São avanços importantes, que a gestão Emanuel Pinheiro vem alcançando através de uma equipe treinada constantemente e com todo o aparato estrutural”, enfatizou o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, Paulo Rós.

De acordo com o “focal point” do projeto no HMC, Muriel Alencar, o índice de superlotação apresenta redução significativa se comparado ao final da 1ª etapa do Projeto, em novembro de 2022, quando reduziu para 22%.

“Estamos alcançando o objetivo do projeto, pois de 22% saltamos para 28% a redução do índice de superlotação, isso significa que houve mudanças e que os profissionais estão engajados. Até o final da segunda etapa do projeto, que é a fase de acompanhamento, ainda teremos mais êxito”, destacou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, quem ganha com as melhorias obtidas e qualidade do atendimento é a população.

“Essas mudanças resultam no atendimento mais humanizado para a nossa gente, além de um ambiente de trabalho mais adequado aos colaboradores. É uma forma moderna de gestão, que torna o atendimento mais rápido e com menor tempo de espera ao paciente”, ressaltou o prefeito.

O Hospital Municipal de Cuiabá está entre os 39 hospitais públicos do Brasil selecionados para a execução do Projeto Lean. São poucas as unidades hospitalares que integram esse programa. Este já é o terceiro projeto nacional desenvolvido na unidade.

Fonte:    cuiaba.mt.gov.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %