MT: INCLUSÃO Qualifica Juventude vai ofertar 1.440 vagas para 19 cursos de aperfeiçoamento

MT:  INCLUSÃO Qualifica Juventude vai ofertar 1.440 vagas para 19 cursos de aperfeiçoamento
Compartilhar

 

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), lançou na terça-feira (6), o “Programa Qualifica Juventude”.

O Qualifica Juventude vai ofertar 1.440 vagas gratuitas em 19 cursos de formação e aperfeiçoamento profissional para jovens entre 15 anos e 29 anos. Os cursos ofertados contemplam diversas áreas de atuação como Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Marketing Digital, Empreendedorismo Digital, as áreas de hotelaria, turismo, bares, restaurantes e eventos, com turmas de aperfeiçoamento para garçons e camareiras, além do ramo da beleza e estética com qualificação para design de sobrancelhas e depilação egípcia, técnicas de maquiagem e tranças.

Leia também – Grito dos Excluídos faz caminhada em luta pela igualdade

“Esse é mais um programa de qualificação da Prefeitura de Cuiabá e da gestão Emanuel Pinheiro, que pensa em pessoas. Agradecemos essa parceria com o Senac, que além de parceiro dos projetos da Prefeitura, é uma instituição de extremo respeito. A importância de participação do jovem nas questões primordiais da sociedade está muito aquém do que deveria ser ideal numa sociedade que busca, por exemplo, novos líderes para serem alçados às condições de conduzir uma sociedade a um caminho melhor. Somente através da educação é possível construir uma sociedade melhor para todos e qualificar a juventude é dar um passo à frente para um conhecimento que ninguém pode tirar”, disse o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, representando o prefeito Emanuel Pinheiro.

“Essa é uma luta que a gente já vem trazendo, que é a questão da qualificação profissional. Agora chegou a vez da juventude, que é uma promessa que faz parte do plano de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Não estamos medindo esforços para realizar isso e vamos qualificar esses jovens que muitas vezes não conseguem entrar no mercado de trabalho porque não possuem experiência ou qualificação. Então, com esse objetivo vamos qualificar esses 1440 jovens para o mercado de trabalho”, reitera o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rafael Butareli.

O diretor regional do Senac-MT, Carlos Alberto Tondati Rissato, destaca sobre a importância da parceria para o desenvolvimento de qualificações que atendam às necessidades dos jovens e do mercado de trabalho.

“Para nós é um orgulho imenso participar de um programa como esse junto com a Prefeitura de Cuiabá e com os jovens que serão o nosso futuro. Há algum tempo dizia-se muito que estávamos vendo o nascer da “geração nem-nem”, que não trabalha e não estuda. Mas, isso é a maior mentira, porque se essa geração de jovens por acaso não estuda e não trabalha é por nossa culpa, que não estamos promovendo cursos e condições para que eles possam estar no mercado de trabalho, estudando e se desenvolvendo. Então, é muito orgulho para nós, através do Senac e da Fecomércio, poder participar junto com o município de Cuiabá, com esse olhar que o prefeito vem tendo desde o primeiro Qualifica”, pontua Rissato.

Representando o Conselho Municipal da Juventude de Cuiabá (CONJUVE), o presidente, Juarez França, e a vice-presidente, Maria Molina, também falaram sobre a importância do olhar voltado à qualificação da juventude.

“Muitos profissionais perdem as oportunidades de emprego pela falta de qualificação e aprimoramento dentro do mercado de trabalho. Então, essa perspectiva de levar qualificação para esses jovens é também levar um aprimoramento e melhora até mesmo no salário desse jovem. Então, quando a gestão Emanuel Pinheiro traz esse programa, ele cumpre mais do que promessas, mas também gera oportunidades”, afirmou França.

“É de extrema importância o jovem entrar no mercado de trabalho, porque a partir do momento em que se se qualifica e se insere no mercado, é também quando ele conquista a sua independência financeira e começa a caminhar com as próprias pernas. Graças a gestão e a esse projeto vamos qualificar mais de mil jovens e dar a chance para que mudem suas vidas e de suas famílias”, conclui Molina.

Fonte:     gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %