Mais de 150 doadores compareceram ao MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, nesta sexta-feira (14.06), data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A unidade também está realizando ações em alusão ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
Durante uma manhã de comemorações, que teve direito à música ao vivo, o MT Hemocentro homenageou os doadores de sangue que salvam vidas em Mato Grosso.
A data foi escolhida em homenagem ao médico imunologista, Karl Landsteiner, que nasceu em 14 de junho e descobriu o fator RH e as diferenças entre os tipos sanguíneos.
“Todo doador de sangue é fundamental, sem ele nós não conseguimos desenvolver o nosso trabalho, os hospitais não conseguiriam fazer cirurgias, os nossos pacientes do ambulatório especializado não teriam o tratamento adequado com as transfusões sanguíneas que eles têm necessidade. Seja doador e faça a diferença”, pontuou a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.
Técnico do MT Hemocentro há mais de 20 anos, Paulo Marcos da Cruz foi doador voluntário de sangue desde antes de começar a trabalhar na unidade. Ele conta que, atualmente, devido à sua condição de saúde, tornou-se um dos pacientes assistidos pela unidade especializada.
“Sou servidor há 20 anos do MT Hemocentro, sempre fui doador, antes mesmo de trabalhar aqui e continuei. Hoje, devido às circunstâncias, eu que preciso da assistência. Então estou nesse fluxo inteiro. Quando podia doar, doava, hoje preciso do sangue”, relatou o servidor.
Já Eduarda Gonçalves, de 21 anos, realizou a sua primeira doação na data comemorativa acompanhada pelos jovens do projeto social do qual faz parte.
“Essa é minha primeira doação. Faço parte de um projeto social para jovens e viemos juntos doar porque sabemos que várias vidas vão ser alcançadas por essa ação que estamos realizando”, declarou.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que o MT Hemocentro é o único banco de sangue público que atua em Mato Grosso.
“Cada doação é um gesto de esperança e amor ao próximo, essencial para o funcionamento da rede pública de saúde e para o bem-estar de milhares de pacientes. O MT Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso e presta um atendimento de qualidade a uma ampla gama de pacientes, desde aqueles que realizam tratamentos no próprio hemocentro até os que passam por procedimentos cirúrgicos nos hospitais”, destacou o secretário.
Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o MT Hemocentro funcionará em horário especial neste sábado (15.06), das 7h30 às 12h, e facilitará a doação para voluntários que não podem comparecer à unidade em dias úteis.
Critérios para a doação
O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.
São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro aqui. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Fonte: saude.mt.gov.br