Embora ainda faltem mais de 2 anos para as eleições municipais, os nomes de possíveis candidatos para a disputa à Prefeitura de Cuiabá já movimentam os bastidores. Na base governista o assunto se tornou ainda mais assíduo depois da reeleição do governador Mauro Mendes (União).
Leia também – Mendes cita ‘timaço’ de candidatos para lançar na disputa à prefeitura em 2024
No grupo, o atual secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, seria o favorito para disputar a sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). No entanto, nomes de ex-secretário e deputados também aparecem na lista.
Rogério Gallo
Natural de Pereira Barreto (SP) e mora em Mato Grosso desde 1977. À frente da Secretaria de Estado de Fazenda, auxiliou o governador Mauro Mendes a tirar Mato Grosso de uma situação de quase “quebra” a um estado com as contas equilibradas e referência nacional em gestão fiscal, tendo servidores, fornecedores, poderes e municípios pagos sempre em dia, além de superávit no caixa.
Rogério Gallo é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Direito Ambiental pela instituição.
Atualmente Gallo trabalha para destravar as obras do Ônibus de Trânsito Rápido, o que deve ampliar os holofotes para uma possivel candidatura em 2024.
Mauro Carvalho
Nos 3 anos de governo, Mauro Carvalho foi considerado “braço direito” do governador Mauro Mendes. O gestor ajudou a abrir diálogo com as entidades sindicais, sempre levando o diálogo como ferramenta de conciliação. Junto a Assembleia Legislativa, articulou o pagamento das emendas impositivas junto a base para a aprovação das pautas que contribuíram para “consertar o governo”
Eduardo Botelho
Atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado reeleito Eduardo Botelho já afirmou em inúmeras entrevistas o sonho de ser prefeito de Cuiabá. O parlamentar formou-se em Engenharia Elétrica pela UFMT e em Licenciatura em Matemática. Lecionou Matemática e Física em diversas instituições de Cuiabá e municípios do interior.
Foi estagiário na Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e também auxiliar de oficina na antiga Grecovel Veículos.
Gilberto Figueiredo
Ex-secretário estadual de Saúde, Gilberto assumiu a pasta no ato de posse do governador Mauro Mendes, no dia 1º de janeiro de 2019. Em 2020, o gestor abriu mão da disputa ao Palácio Alencastro para permanecer no desenvolvimento de estratégias no combate da pandemia da covid-19.
Em 2022 disputou a deputado estadual, mas acabou não obtendo sucesso nas urnas.
Beto Dois a Um
Apesar de afastar as intenções em ser candidato, o ex-secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado, mais conhecido como Beto Dois a Um (PSB), também aparece como os cotados.
Ele foi eleito no último dia 2 de outubro com 26.462 votos e faz parte dos 6 novos parlamentares que ocupam uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa em 2023.
Fonte: gazetadigital.com.br