O presidente Lula (PT) escolheu o cuiabano, general Júlio César Arruda, para comandar o Exército. Júlio César de Arruda nasceu em 9 de janeiro de 1959 em Cuiabá.
Segundo o Folhapress, Lula escolheu os oficiais-generais mais antigos de Marinha, Exército e Aeronáutica para comandar as Forças Armadas no início de sua gestão.
Aos 63 anos, Arruda é um dos poucos cuiabanos na área militar a atingir o posto de general de 4 estrelas do Exército brasileiro, o mais alto da corporação.
O general de Exército Julio César de Arruda, 63, foi definido por Lula e Múcio para o comando da Força Terrestre. Foi formado pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em 1981 e conseguiu a quarta estrela no ombro em março de 2019.
Arruda é o mais antigo dos generais que ocupam o Alto Comando do Exército. A escolha pela antiguidade causa poucas mudanças na cúpula da Força, já que, pelas regras militares, nenhum outro oficial terá de ir à reserva com a escolha do novo comandante.
Aliados de Lula viam com preocupação a nomeação de Arruda. Oficial das Forças Especiais, grupo de elite do Exército conhecido pela rigidez de suas posições, ele tem a mesma formação de militares que ocuparam cargos no governo, como Eduardo Pazuello e o coronel Élcio Franco.
Casado e pai de duas filhas, Arruda chefia ainda o Comando Militar do Leste, o Subcomando de Operações Terrestres e é atualmente o responsável pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército.
Fonte: vejabemmt.com.br