Mais 150 profissionais devem ser empossados até o mês de julho para reforçar o quadro da Saúde
O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá empossou, na terça-feira (13), 210 novos servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos eoutros profissionais aprovados em concurso público.
As nomeações vão contribuir com a melhoria no atendimento das unidades de Saúde, principal meta da equipe de intervenção, em cumprimento à determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Leia também:
O que é febre maculosa? Conheça sintomas, causas e tratamentos
Entre os empossados, estão 54 médicos, chegando ao total de 174 novos profissionais contratados durante a intervenção, que teve início no dia 15 de março de 2023.
Um dos médicos que tomaram posse, o clínico geral Leonardo de Souza Fernandes, de 36 anos, avaliou que o aumento de profissionais efetivos vai melhorar o atendimento nas unidades de saúde.
“A nomeação era muito aguardada pelos aprovados. A quantidade de médicos efetivos nas unidades primárias e secundárias era pouca. A saúde terceirizada pode ser complementar, mas jamais substituta”, destacou o profissional, que vai atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro.
Já o sanitarista Everton Rossi, de 32 anos, formado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), considera a importância da posse de efetivos com essa especialidade.
“A nomeação de profissionais com formação em Saúde Coletiva demonstra a valorização da profissão. Este foi um dos primeiros concursos para sanitarista no Brasil”, ressaltou.
“Entendemos a necessidade de termos um quadro de servidores efetivos maior, pois sabemos o quanto contribuirão para uma prestação de serviço de qualidade à população. Nós convocamos 360 aprovados e a nossa meta é dar posse a todos esses profissionais neste mês de junho”, disse a interventora Danielle Carmona.
Nesta primeira lista de nomeações, estão médicos clínicos, pediatras e outras especialidades, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, sanitaristas, profissionais de desenvolvimento de recursos humanos na saúde e terapeuta ocupacional.
PRORROGAÇÃO DE PRAZO – Para possibilitar aos outros 150 convocados a entrega dos documentos exigidos, a Intervenção prorrogou até o dia 9 de julho o prazo para o recebimento de documentos dos convocados no dia 10 de maio, exigidos para a posse.
A documentação deve ser enviada pela Plataforma Virtual de Entrega Documental – GPE.
Orientações e informações sobre o processo podem ser obtidos com a Coordenadoria de Provimento e Desligamento da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, pelos telefones (65) 9 9201-9514 ou (65) 3617-7501.
Fonte: diariodecuiaba.com.br