O partido classificou o caso como sendo de violência política de gênero
Reprodução
O deputado José Medeiros (PL) foi para cima do colega Paulo Teixeira (PT-SP)
O PSOL pediu a cassação do deputado federal José Medeiros (PL), que avançou para cima do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
O episódio ocorreu no dia 15 de junho. Na ocasião, Medeiros partiu para cima do colega e precisou ser segurado por outros políticos.
No pedido de cassação, assinado pelo presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que o deputado cometeu quebra de decoro parlamentar.
A discussão ocorreu quando a deputada do Rio de Janeiro Taliria Petrone (PSOL) estava se dirigindo ao ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre a atuação de garimpeiro e narcotraficantes na Amazônia, onde o indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips desapareceram.
Antes de terminar o questionamento, Medeiros interrompeu a colega: “Você fale no tema, então”. Em seguida, um bate-boca entre os parlamentares têm início.
No vídeo, é possível ouvir Paulo Teixeira esbravear contra Medeiros: “Idiota!”. O mato-grossense responde partindo para cima do colega e imediatamente é contido.
O PSOL classificou o caso como sendo de violência política de gênero e destacou que a deputada Petrone, desde suaépoca de vereadora em Niterói (RJ), vem sendo submetida a um grau de violência política de gênero e de raça.
“A tentativa do deputado José Medeiros de intimidar uma parlamentar mulher negra – com voz ativa na política institucional – é prova cabal disso.”
O documento de cassação ainda deve ser encaminhado ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para análise.
Medeiros bate-boca e parte para cima de colega na Câmara; veja
Fonte: midianews.com.br