O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou neste domingo (31) a equipe temporária para gerenciar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que volta para a tutela do Município. Conforme publicação, o servidor Oscarlino Alves e o médico Anderson Torres irão liderar o grupo que assume a pasta no “plantão” após 10 meses sob intervenção do Estado. Direção definitiva será comunicada nos próximos dias.
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a SMS, sob a gestão do Gabinete de Intervenção e Ministério Público (MPMT) suspendeu a atuação do Estado na saúde municipal no dia 17 de dezembro. Apesar da devolução à prefeitura, equipe de Mauro Mendes ainda tem o poder de fiscalizar os serviços de modo a dar continuidade ao que vinha sendo feito em 2023.
Apesar do acordo homologado ainda antes do Natal, o prefeito só foi notificado oficialmente na sexta-feira (29) e teria 10 dias para indicar a equipe, contudo o anúncio foi feito no dia em que a intervenção acabou oficialmente.
Leia também -Agredida, mulher mata marido com facada no pescoço
“Estamos indicando uma equipe altamente qualificada, sob a liderança do especialista em saúde pública, Oscarlino Alves, e do médico Anderson Torres para garantir todo atendimento 24h, como o HMC e as UPAs, principalmente nesse período de festas de fim de ano”, declarou em vídeo publicado em rede social.
O gestor afirmou que poderia fazer a indicação até o dia 8, mas a decisão rápida é primordial para os atendimentos nas unidades. “Assim garantimos atendimento à população com prioridade e urgência que o caso requer”, destacou.