Durante a campanha eleitoral de 2024 o então candidato a prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) fez diversas propostas ousadas e algumas curiosas. Entre criação da Guarda Municipal Armada e mudanças no centro da capital (como passarela no Morro da Luz), o novo prefeito agora tem os próximos 4 anos para implantar estas ideias.
Leia também – Abilio rebate Emanuel e diz que ‘tinha que honrar os compromissos dentro do mandato’
Em seu plano de governo Abilio destacou que a gestão de Emanuel Pinheiro deixaria sérios desafios. Ele citou os escândalos de corrupção e operações policiais, assim como os graves problemas na Saúde.
Com relação a esta pasta, Abilio prometeu agir em 5 eixos principais, sendo: prevenção e educação em saúde; zerar filas e agilizar atendimentos; transparência e combate à corrupção; profissionais, especialistas, médicos, enfermagem, equipamentos e medicamentos; valorização do servidor.
Uma das propostas mais ousadas é a criação de Vilas da Saúde (com foco em saúde preventiva). Ele também prometeu a criação de novos centros de atendimento, como o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, novo Hospital Pronto Socorro na Região Sul, entre outros. Outras propostas diferentes para a Saúde são: criação de um sistema online para agendamento de consultas; e criação de sistema de entrega de medicamentos em domicílio.
Já para a Educação Abilio prometeu a construção de novas unidades escolares, criação de hotel infantil público, câmeras acessíveis para os pais, propor um novo método de ensino nas escolas (método Montessori), educação em tempo integral, entre outras medidas.
Abilio também prometeu a concessão de áreas públicas, criação de programas de combate à corrupção e de aumento da transparência (Programa Roubo Zero e Programa Dados Abertos), revisão de contratos, criação do programa “Cashback Cuiabano”, implantação da Inteligência Artificial “Cuiabá 24h On” (para simplificar serviços), entre outras propostas.
Em outras áreas Abilio prometeu criar programas de reassentamento para populações em áreas de risco, oferecer gratuidade no transporte público para presidentes de bairro, promover a arborização de espaços públicos, criar o IPTU Verde (com descontos para quem tem quintais arborizados), criar novos parques e praças, além de outras medidas.
Com relação aos parques, Abilio trouxe propostas específicas para o Parque Morro da Luz. Ele prometeu realizar exposições artísticas no espaço e integrar o Morro da Luz com o Centro Histórico por meio de uma passarela por cima da Avenida Tenente Coronel Duarte. No Parque Lagoa Encantada, na região do CPA 3, Abilio prometeu construir pistas de skate, pista de atletismo, áreas de piquenique e playgrounds, construção de piscinas para banho, no intuito de transformar o espaço num complexo multi-esportivo.
Para o Centro Histórico, Abilio prometeu o rebaixamento da fiação dos postes, trazer as secretarias para o Centro Histórico, instalar Wi-Fi gratuito, criar um espaço cultural na Ilha da Banana, entre outras propostas. Em seu programa eleitoral na TV Abilio também prometeu resolver a situação das pessoas em situação de rua no centro da capital, sugerindo a realocação deles.
Para a Segurança Pública algumas das promessas de Abilio foram: criação de uma Guarda Municipal armada, para atuar em parceria com a Polícia Militar; e instalação de câmeras de monitoramento por toda a cidade.
Na questão de infraestrutura, algumas propostas foram a criação de um aplicativo para que o cidadão aponte onde há buracos no asfalto, construção de passarelas em vias de alto tráfego, construção de viadutos e trincheiras (como na Avenida das Torres), ampliação dos corredores do BRT (para o CPA 3, Pedra 90 e Avenida Miguel Sutil), conclusão de obras paradas, novas licitações para obras de asfaltamento.
Na campanha o então candidato também prometeu a criação de 10 mil novas casas, incentivar o crescimento vertical e ocupação eficiente da zona urbana, criação de programa de auxílio para reformas.
O programa de governo de Abilio também trouxe diversas outras propostas como mudança no transporte público (sem superlotação, atrasos e revisão da tarifa), criação do Cuiabá Pass (bilhete único para o transporte), incentivo à caminhada, além de outras promessas voltadas ao turismo, agricultura familiar, causa animal (como criação de unidades de pronto atendimento veterinário), assistência social, à família, às mulheres, crianças, jovens e idosos.
Veja o programa de governo completo de Abilio, com detalhes de todas as propostas, pelo link.
Fonte: gazetadigital.com.br