Encerramento da festa terá homenagens ao santo católico, comidas típicas e apresentações da cultura regional
Com duração de 30 dias, a celebração de encerramento da Festa de São Benedito será realizada no domingo (2), com missa, homenagens ao santo católico, comidas típicas e apresentações da cultura regional.
O evento será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que fica entre as avenidas Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e Coronel Escolástico, no Centro Histórico de Cuiabá.
Leia também:
População de Cuiabá de de 650.912 pessoas, aponta o IBGE
A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas.
A abertura do evento aconteceu ainda no dia 9 de junho, com a realização de um baile, seguido das visitas dos festeiros e esmoleiros às casas cuiabanas.
Já na terça-feira (27), a programação contou com missa às 5 horas, levantamento do Mastro e chá com bolo. No dia seguinte (29), os devotos novamente participaram do primeiro dia tríduo.
As celebrações continuam nesta sexta-feira (30) e no domingo (1º), mantendo a tradição da missa das 5h e chá com bolo para os participantes.
Neste sábado, a partir das 18h, a comunidade também recebe o povo cuiabano com comidas típicas e música regional, no entorno da igreja.
No domingo, último dia da festa, a programação mantém as mesmas festividades dos dias anteriores e inclui o almoço com comidas típicas, às 11h30, e a procissão dos devotos, às 17h30.
À noite, termina com mais celebração ao santo católico, música e comidas típicas.
Os valores arrecadados são revertidos para ações sociais mantidas pela paróquia.
A Festa de São Benedito é uma das mais antigas e esperadas celebrações da população cuiabana e marca a história da cidade, a religiosidade e a ancestralidade do povo.
“Para mim e para a minha família, em prol de São Benedito, é uma grande alegria e uma honra muito grande. Um santo dos humildes e dos excluídos, que já realizou muitos milagres”, disse o rei da festa neste ano, Paulo Simões.
Atualmente, a Festa de São Benedito faz parte da tradição da cidade.
“Os cuiabanos são muito devotos de São Benedito e ele é muito poderoso”,destacou a rainha da festa neste ano, Lurdes Nigro, a dona Lurdinha.
O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital.
Fonte: diariodecuiaba.com.br