MT: EM 2023: Estado registra a maior taxa de homicídios dolosos do Centro-Oeste

MT:  EM 2023:    Estado registra a maior taxa de homicídios dolosos do Centro-Oeste
Compartilhar

De janeiro a outubro deste ano, Mato Grosso registrou 705 homicídios dolosos, o que corresponde a 19,33 mortes por 100 mil habitantes; Sorriso que, neste ano, liderou pela quarta vez consecutiva o ranking dos municípios mais ricos do agronegócio, também

Dados parciais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostram que Mato Grosso registrou, nos 10 primeiros meses de 2023, a maior taxa de homicídio dolosos dentre as unidades da Federação que fazem parte da região Centro-Oeste. No Estado, 705 pessoas já foram vítimas da violência no período, o que corresponde uma incidência de 19,33 mortes por 100 mil habitantes.

Por dia, duas pessoas foram assassinadas ao longo do ano, em Mato Grosso. Contudo, em números absolutos, houve uma redução dos crimes comparado a 2022, quando ocorreram 876 homicídios dolosos no mesmo espaço de tempo.

Os dados do MJSP foram divulgados na última quarta-feira (27) e referem-se a janeiro a outubro. Conforme o órgão federal, as informações são fornecidas pelas secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal, sendo que o Ministério recebe e valida os dados eletronicamente junto aos membros da federação.

Pelo levantamento, o indicador estadual é maior, inclusive, que o verificado a nível nacional de 14,33 assassinatos por 100 mil pessoas. Nos demais estados do Centro-Oeste, Goiás tem uma taxa de 10,80 homicídios por 100 mil; Mato Grosso do Sul 12,39%/100 mil e, no Distrito Federal, o índice é de 5,87 ocorrências/100 mil.

SORRISO LIDERA RANKING – Com pouco mais de 110,6 mil habitantes, Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) supera no número de homicídios dolosos, Cuiabá e Várzea Grande, estas as duas cidades mais populosas de Mato Grosso.

Sorriso que, neste ano, liderou pela quarta vez consecutiva o ranking dos municípios mais ricos do agronegócio, também está em primeiro no topo da violência. Por lá, foram 49 homicídios. Cuiabá, que conta com mais de 650 mil pessoas, contabilizou 38 crimes; Várzea Grande registrou 37 mortes e, Rondonópolis, outros 33 homicídios dolosos.

Vale ressaltar que outros crimes violentos ocorridos, em Sorriso, não estão contabilizados, a exemplo da chacina que vitimou quatro mulheres da mesma família, em novembro deste ano. As vítimas foram Cleci Calvi Cardoso, 46 anos, e as filhas dela Miliane, 19, Manuela, 13, e Melissa, de 10 anos. O pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos foi preso pelos quatro homicídios.

No último dia 24 deste mês, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT, ao divulgar um balanço das ações realizadas neste ano, destacou que foram desencadeadas 16 operações voltadas à repressão de organizações criminosas em Sorriso.

Segundo o titular da Pasta, coronel Cesar Roveri, em Sorriso, assim como em outros municípios do Estado, o combate à criminalidade é permanente. “A determinação do governador Mauro Mendes é de tolerância zero às organizações criminosas e de melhoria da segurança da população mato-grossense com mais policiamento, atividades de inteligência e trabalho investigativo”, afirmou.

Fonte:  diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %