Em sua edição de hoje o jornal O Globo fez uma grande matéria sobre a batalha entre Lula e Bolsonaro pelo apoio do agronegócio.
O principal campo desta batalha acontece em Mato Grosso, que apesar de ter menos de 1% do eleitorado, concentra a maior parte do PIB da agro, que é quem mantém os bons números da economia brasileira.
Segundo o Globo, Bolsonaro tentar manter os laços com os empresários do setor, um dos pilares do seu governo. A interlocução é feita por sua ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), candidata ao senado em Mato Grosso do Sul e ligada ao ex-suplente de senador Cidinho Santos, amigo de Blairo Maggi e articulador da campanha de reeleição de Mauro Mendes (União Brasil) ao governo de MT.
Cidinho, conforme o jornal, já promoveu encontro de arrecadação de recursos para Bolsonaro, em grupos de Whats App, dos quais participaram o ex-prefeito de Água Boa, Mauricio Tonhá – dono da Estância Bahia, empresa de leilões – e do empresário Reinaldo Moarais – dono da Suinobras -, conhecido por aqui como o ‘Rei do Porco’.
O jornal também informou que na semana passada Jair Bolsonaro se reuniu com o empresário Elizeu Maggi Scheffer, que é dono do Grupo Scheffer e irmão de Eraí Maggi, do Grupo Bom Futuro.
Já Lula, também segundo O Globo, busca quebrar a resistência do setor ao seu nome atraindo políticos e empresários ligados à família Maggi.
A aproximação começou no início do ano através do empresário Carlos Augustin, dono da sementeira Perovina – uma das 10 maiores do país – que se reuniu com Lula e saiu com a missão de fazer a aproximação.
Augostin foi o artífice do apoio do senador Carlos Fávaro (PSB) e do deputado federal Neri Geller (PP) ao projeto de Lula. Tudo, segundo o jornal carioca, com o aval de Blairo Maggi. Citado na reportagem como filho de Lucia Maggi, a mulher mais rica do Brasil para a revista Forbes. Além de principal liderança política e empresarial do Estado, apesar de estar afastado da política.
Vale Lembrar que Neri Geller é muito próximo a Blairo Maggi, acionista da Amaggi, maior empresa de Mato Grosso e uma das líderes do agronegócio brasileiro. Já Fávaro é ligado ao primo de Blairo, o empresário Eraí Maggi, do Grupo Bom Futuro.
Eraí Maggi, percorre o estado avisando que Lula será o próximo presidente e seu irmão e sócio, Elusmar, foi notícia nos últimos dias ao vazar em um grupo de Whats App que o presidente Boslonaro é “ruim de serviço” e um “simples motoqueiro”.
Fonte: diariodecuiaba.com.br