Esta semana, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), confirmou à imprensa que é oficialmente pré-candidato a prefeito de Cuiabá. A decisão imita o cenário nacional de polarização política, visto que o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro também confirmou a pré-candidatura de Abílio Brunini ao Palácio Alencastro.
Conforme noticiado pelo portal O Documento, Lúdio afirmou que não falaria sobre essa possibilidade este ano, apenas em 2024, mas se viu obrigado devido a “todas as lideranças” da capital mato-grossense já estarem se articulando para o pleito municipal.
“Num processo de diálogo com a direção nacional do PT, com o PT aqui em Cuiabá, com a direção estadual em Mato Grosso, com uma reunião que fiz com minha base ontem à noite, com todo o nosso coletivo no Estado, nós finalmente amadurecemos a nossa decisão e essa coletiva é para anunciar que eu sou pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores”, disse.
Histórico
Tanto Abílio, quando Lúdio, ambos com apoio dos respectivos líderes máximos – Lula e Bolsonaro – já foram vereadores em Cuiabá e também já disputaram o pleito municipal.
Lúdio disputou o Alencastro em 2012 e chegou a ir para o segundo turno contra Mauro Mendes – hoje governador de Mato Grosso. Naquele turno, o petista obteve 140.798 votos (45,35%), contra 169.688 votos (54,65%) de Mauro.
Já o candidato da Direita, Abílio é ex-vereador na capital, onde fez forte oposição a atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está em final de segundo mandato. Concorreu o último pleito municipal em 2020, inclusive vencendo Pinheiro no primeiro turno, mas sofreu uma virada no segundo turno das eleições, pendendo de 51,15%, contra seus 48,85% (uma diferença de apenas 6.094 votos).
Votação recente
Ambos são parlamentares e concorreram as eleições de 2022. Lúdio se reelegeu deputado estadual e Abílio conseguiu seu primeiro mandato para a Câmara Federal.
Abílio conquistou a cadeira na Câmara com 87.072 votos em todo estado, sendo o deputado federal mais votado em Cuiabá, com 41.621 votos. Já Lúdio, em 2022, obteve 47.533 votos em todo estado – também sendo o deputado estadual mais votado na capital, com 22.356.
Pré-candidatos
Também confirmaram serem pré-candidatos ou terem interesse no pleito municipal de Cuiabá:
Fábio Garcia (União Brasil) – secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso e deputado federal licenciado.
Eduardo Botelho (União Brasil) – deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.
José Roberto Stopa (PV) – Secretário Municipal de Obras e atual vice-prefeito de Cuiabá
Fonte: odocumento.com.br