O cronograma do ano letivo na rede estadual de ensino em Mato Grosso será mantido. A informação foi confirmada pelo governador Mauro Mendes (DEM), que rechaçou qualquer possibilidade de alteração diante de novas variantes do coronavírus ou aumento de casos de síndromes gripais.
“Vai voltar normalmente. Não será alterado. Temos que tratar a educação com um pouco mais de respeito. A minha filha estava em Portugal quando começou a pandemia. Lá, a educação foi a última que parou e a primeira que voltou. Aqui no Brasil foi o contrário. Foi a primeira que parou e a última que voltou. Aí depois vêm falar que educação é prioridade. Tem que parar com essa história”, afirmou o governador.
Com a manutenção do cronograma, as aulas na rede estadual começarão no dia 7 do próximo mês e terminarão no dia 16 de dezembro. As matrículas poderão ser feitas no período de 10 a 14 deste mês, nas unidades escolares do município de Cuiabá. Já de 11 a 14, nas escolas dos demais municípios do Estado. Para fazer a matrícula é necessário que os pais ou responsáveis já tenham realizado o cadastro de usuário pelo site da Secretaria Estadual de Educação. Depois de efetuar a matrícula online, o aluno maior de idade ou o pai pelo aluno menor deverá comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos.
Conforme levantamento do Núcleo de Dados, Informações e Estatísticas da secretaria de Estado de Educação, até o dia 16 de dezembro, o sistema contabilizou o ingresso de 9.612 novos usuários no Portal Matrícula Web. Com uma média de 640 novos cadastros por dia.
Para as escolas que não aderiram ao formato eletrônico, as solicitações de matrículas continuam sendo presenciais, no balcão da secretaria escolar de cada unidade, no período de 10 a 14 de janeiro de 2022. Neste caso, a solicitação de matrícula é definitiva, sem necessidade de confirmação.
As solicitações realizadas via web deverão ser confirmadas presencialmente na unidade escolar no mesmo período, até as 18 horas do dia 14 de janeiro de 2022. Excepcionalmente as solicitações realizadas no período vespertino do dia 14, poderão ser confirmadas na unidade escolar até as 12 horas do dia 17 de janeiro.
Caso os pais ou responsáveis pelo aluno não compareçam no prazo estipulado em portaria, a secretaria escolar poderá cancelar a solicitação realizada via web. As instruções para as matrículas para esse ano letivo estão na portaria.
Para o calendário 2022 está previsto o início da implantação do Novo Ensino Médio para os alunos do 1° ano do Ensino Médio, bem como a inserção do Sistema Estruturado de Ensino, a distribuição do Kit escolar, uniformes, entre outros investimentos de reforma e construção de novas escolas pelo Governo do Estado.
Fonte: Só Notícias