Nos últimos 2 meses, o atendimento, a cada plantão de 12h, dobrou em todas as UPAs, saltando de 200 para 400 pacientes
Cuiabá enfrenta surtos de duas doenças, neste momento.
Um deles é o de bronquiolite e outro, de gastroenterite.
Ambas as doenças são causadas por vírus, o que causa uma alta disseminação entre a população e, consequentemente, aumento na procura por atendimento médico.
Leia também:
Mato Grosso apresenta tendência de alta na incidência da dengue
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento na procura por assistência médica vem sendo percebido desde os últimos dois meses, e confirmado por um estudo realizado pela diretoria da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, na Capital.
Diretor clínico da UPA, Roney Damasceno informou que os atendimentos, a cada plantão de 12 horas, dobraram em todas as unidades, saltando de cerca de 200 para 400 pacientes, muitos deles crianças.
Assim como no Pascoal Ramos, o incremento também pôde ser percebido, na quinta-feira (2) na UPA Verdão.
Lá, mesmo com cinco clínicos gerais e dois pediatras realizando os atendimentos, registrou-se uma superlotação de pacientes aguardando para serem atendidos.
O aumento das internações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em função do vírus sincicial respiratório (VSR), da influenza A e do rinovírus, também é destaque no boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no dia 25 de abril.
Conforme o documento, nas crianças, a Covid-19 já é superada pelos números do VSR.
Os dados são referentes à semana epidemiológica 16 (de 14 a 20 de abril) e o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), até o dia 22 de abril.
“No agregado nacional, há sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilização na de curto prazo (últimas três semanas)”, diz.
Conforme informações, a bronquiolite, inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), atinge principalmente os bebês menores de dois anos.
Nos primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda é imaturo, o que torna as crianças mais suscetíveis ao vírus sincicial respiratório, o principal causador da doença.
A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.
Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e, às vezes, chiado no peito.
Já a gastroenterite provoca uma inflamação aguda do revestimento do estômago e dos intestinos, ocasionando vômitos e diarreia, o que pode levar à desidratação e, por vezes, o quadro vem acompanhado de febre ou cólicas abdominais.
A gastroenterite pode ser causada por agentes infecciosos virais, bacterianos ou parasitários.
PROCESSO SELETIVO – Para agilizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera, a SMS informou que fará a contratação de novos médicos, por meio de dois processos seletivos, cujas inscrições começaram na sexta-feira (3).
Segundo o órgão municipal, com o impedimento jurídico da SMS em realizar contratações diretas, foi lançado o edital de seleção simplificado nº 001/2024, que visa à contratação temporária de médicos e cirurgiões dentistas para atender a rede municipal.
Além disso, a secretaria lançou um novo edital para o processo de seleção simplificada nº 002/2024, para contratação temporária de médicos para as unidades de saúde.
Neste processo, serão analisados os documentos exigidos e, estando em conformidade com o edital, os médicos terão contratação imediata.
Fonte: diariodecuiaba.com.br