A disputa para a vaga de Emanuel Pinheiro anda cada dia mais, disputada, vários nomes como do deputado Eduardo Botelho, Abílio e o presidente da Câmara Chico 2000 vem aparecendo nas pesquisas.
Com as eleições municipais batendo na porta, o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL) afirma que está pronto para comandar a prefeitura municipal de Cuiabá.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Chico que tem cinco mandatos como vereador, colocou seu nome à disposição para disputar a Prefeitura em 2024. O plano bate de frente com o deputado federal Abílio Brunini, que tem a mesma pretensão e aprece até bem colocado em pesquisas de intenção de voto.
Em uma entrevista para impressa, Chico afirmou que o partido do PL está bem ciente de que ele quer disputar a vaga de Emanuel Pinheiro. “Não vou colocar, eu já coloquei, faz muito tempo, desde novembro do ano passado, já tem aí quase oito meses que coloquei o meu nome e o PL tem ciência disso”, afirma o presidente.
Chico 2000, presidente do Diretório do PL de Cuiabá há 12 anos, não acredita em nenhuma hipótese que a pretensa candidatura de Abílio será pelo presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto ou pelo senador Wellington Fagundes. Conforme ele, o processo democrático será respeitado.
“O PL que conheço não impõe decisões, mas discute com a base. A pré- candidatura do deputado Abílio é legítima assim como tenho legitimidade para pleitear a indicação”.
Abílio, por outro lado, diz que o pleito de Chico é legítimo, mas, considera que ao se lançar na disputa, sem sinalizar apoio ao vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que também pretende concorrer à chefia do Executivo, desagrega o grupo político de Emanuel Pinheiro.
“O Chico 2000 não está apoiando o Stopa, o que é positivo para a oposição. Mostra que o grupo do Emanuel Pinheiro está se desagregando. Como eu disse, vamos fazer o debate sobre candidatura nas instâncias do PL”, disse o deputado federal.
Novas cadeiras na Câmara
Chico disse que vai discutir com os parlamentares sobre a possibilidade de elevar mais duas cadeiras no parlamento, em 2024, devido o aumento no número de habitantes apontado pelo IBGE.
“Vou conversar com todos os vereadores, se essa for a vontade da maioria, vamos fazer um estudo sobre a criação de mais duas cadeiras no parlamento, de mais dois gabinetes e havendo esta possibilidade, inclusive, orçamentária, claro, discutiremos”, disse após a divulgação dos dados, onde Cuiabá conta oficialmente 650.912, habitantes e a Constituição Federal estabelece que, quando o número de cidadãos for acima de 600 mil, a quantidade de vereadores pode chegar a 27, sendo assim, duas cadeiras a mais do que já existem atualmente.
“Para ser aprovado é preciso de maioria absoluta e para isso precisamos ouvir os 25 vereadores desta Casa e conhecer as opiniões. Já fiz algumas conversas não oficiais e tenho percebido uma adesão bastante positiva dos vereadores em relação à ampliação do número de cadeiras nesta Casa”, disse.
Fonte: copopular.com.br