Em pesquisa aponta o deputado disparado com 34,8% na primeira posição, e o segundo com 22,8%
Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), vem pautando sua pré-campanha em propostas, evitando até mesmo a responder a críticas e fake news de seus adversários, deixando essa questão para o jurídico de seu partido, sempre ressaltando que o foco é desde já buscar soluções para o problema da Capital.
A boa relação com o governador Mauro Mendes (União Brasil) tem sido colocada como um diferencial de Botelho, que deve facilitar maiores investimentos na Capital. Hoje, a parceria entre Governo e Assembleia Legislativa tem sido fundamental para impulsionar o progresso da cidade. Entre as realizações destacam-se mais de 100 quilômetros de asfalto em diversos bairros, a entrega de 17 mil escrituras e a realização de 30 mil cirurgias desde 2019. Essas ações não só beneficiam a população, mas também marcam um compromisso com o desenvolvimento local.
Desde já, Botelho já encampou uma bandeira, que é universalizar o asfalto na Capital. A pavimentação é um dos principais problemas da gestão Emanuel Pinheiro (MDB), que mesmo implementando ações de tapa buracos, não consegue recuperar as vias de Cuiabá.
Para concretizar esse projeto, Botelho disse que contará com a ajuda do governador Mauro Mendes. “Falei com o governador Mauro e vamos assumir o compromisso de universalizar o asfalto, queremos asfaltar todos os bairros”, disse Botelho.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Botelho garantiu que irá buscar o dinheiro não apenas com o Governo do Estado, mas também junto à bancada federal e ao Governo Federal, além das emendas dos próprios deputados estaduais.
A linha propositiva nesse pré-campanha tem sido aprovada pelo eleitor. Pesquisa do Instituto Percent divulgada na semana passada aponta Botelho como amplamente favorito na corrida pelo Palácio Alencastro.
O instituto mostra que Botelho segue na frente da disputa pela prefeitura de Cuiabá, com 34,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O parlamentar é seguido pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), que tem 22,8%; Lúdio Cabral (PT) surge em terceiro com 11,7%; o deputado estadual, Juca do Guaraná (MDB) surge no cenário com 5,2% dos votos, na frente do atual vice-prefeito, José Roberto Stopa, que tem 4,1%. Reginaldo Teixeira puxa a lanterna com 1,3%.
Já na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado à pessoa entrevistada pela equipe da Percent, Botelho também surge na liderança com 23,5% das intenções de votos; Abílio aparece com 12,5%; Lúdio surge em terceiro com 5,8%; Juca do Guaraná tem 2,3%; José Roberto Stopa 1,6% e, novamente na lanterna, Reginaldo Teixeira com 1,4%.
A coleta dos dados da pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de abril de 2024. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.
A boa relação entre Botelho e Mauro foi destacada mais uma vez na semana passada, durante inserção do União Brasil, para o Dia do Trabalhador. Em na TV aberta, eles destacaram a importância de ter um político que trabalha muito e com seriedade para garantir resultados à população.
“Nós do União Brasil acreditamos que um político precisa trabalhar muito, trabalhar sério e não adianta ficar só no discurso e fica só com conversa fiada”, declarou Mendes durante a gravação, que completa depois lembrando que o diferencial do partido é justamente o trabalho sério.
“O trabalho sério é o grande diferencial do União Brasil, por isso, Botelho, com seu apoio e da Assembleia Legislativa estamos realizando o maior pacote de infraestrutura do Brasil”, diz Mendes.
Botelho destacou os investimentos em infraestrutura de Cuiabá realizados através de parcerias entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “O União Brasil tem investido pesado para melhorar a infraestrutura de Cuiabá”.
MAIS REJEITADO
Enquanto Botelho apresenta propostas, um de seus principais adversários na corrida eleitoral continua com ataques e disseminação de fake news. O resultado é que Abílio Júnior continua com alta rejeição junto ao eleitorado, como comprovado pelo Instituto Percent.
A exemplo das pesquisas anteriores, Abílio é o mais rejeitado com 18,6%, seguido pelo deputado estadual, Juca do Guaraná (MDB) com 13,3%. Lúdio Cabral (PT) tem 9,1% de rejeição dos entrevistados e Eduardo Botelho (União) tem 4,2%, de acordo com o levantamento.
A linha de pré-campanha de Abílio vem, inclusive, chamando atenção da Justiça Eleitoral. Ele vem sendo condenado por propaganda eleitoral antecipada negativa em desfavor de Botelho.
Em uma das últimas decisões da Justiça Eleitoral, ele foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 15 mil por usar as redes sociais, instagram, facebook e tik tok, para tentar ridicularizar o adversário e fazer associar o nome de Botelho a fatos ruins relacionados à gestão de Cuiabá. O magistrado considerou que as postagens tinham a intenção de macular a imagem do candidato do União Brasil, ainda mais por ser ano eleitoral, evidenciando a propaganda extemporânea negativa.
Foi mais uma derrota sofrida por Abilio por postagens em rede social, nas quais, tenta atacar e prejudicar a imagem do seu adversário no pleito. O parlamentar já foi condenado a uma multa de R$ 60 mil por 4 postagens em que trazia fake news sobre o presidente da ALMT. No início do mês o mesmo juiz determinou que ele apagasse uma postagem em que chama Botelho de “mentiroso”.
Pesquisa
Com 34,5% dos votos na pesquisa estimulada, aponta o deputado Eduardo Botelho ocupando o primeiro lugar para as eleições de outubro, dados esses coletados da Pesquisa Percent, sendo divulgada na última semana.
Com isso, o segundo lugar aparece o deputado federal Abílio, com 22,8%, com uma diferença de 11,7% do primeiro colocado. Na sequencia, Lúdio Cabral aparece em terceiro, com 11,7%, seguido de Juca do Guaraná que obtém 5,2%. Com tudo, o vice-prefeito José Stop tem 4,1% das intenções de votos, em último lugar, surge Reginaldo Teixeira, com 1,3%. Nulos e brancos somam 5,2%, indecisos 13,8%, outros 1,3% dos entrevistados não souberam responder.
Outros cenários
O instituo também simulou cenários de pesquisas sem determinados candidatos, já que neste período nem todos estão confirmados. Numa pesquisa sem o nome do vice-prefeito Stopa e sem Reginaldo, Botelho lidera com 36,3%, enquanto Abílio tem 23,3% das intenções de votos, seguido de Lúdio com 12,3% e Juca do Guaraná com 5,9%. Nulos e Brancos somam 5,9%. O número de indecisos é de 14,5%, enquanto 1,8% dos entrevistados não responderam.
Já em uma disputa sem a participação do petista e também do candidato do Novo, Botelho chega a 38% das intenções de votos, enquanto Abílio tem 23,7%, seguido de Juca que tem 6% e Stopa aparece em último com 4,3%. Nulos e Brancos somam 7,7, enquanto o número de indecisos para 18,8%. E 1,6% não responderam.
E numa disputa apenas entre Botelho, Abílio e Lúdio, o presidente da AL-MT lidera com 38,1%, enquanto Abílio vai a 24,1% e o petista atinge a preferência de 13,4% do eleitorado. Os votos Nulos e Brancos somam 6,8%, e os indecisos representam 15,2% dos entrevistados e 2,4% não responderam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2024 e ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,0%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.
Fonte: copopular.com.br