Celebrado neste 18 de agosto, o Dia do Estagiário é uma data muito importante para aqueles que estão iniciando sua carreira profissional. Estágio marca o primeiro contato com o mercado de trabalho. Mas você sabe como surgiu essa data? O GD te conta essa história e de dois estudantes, que narram as experiências do trabalho.
Ela foi estabelecida em 1982 por meio do Decreto n° 87.947/82, que define os direitos e os deveres dos estagiários, todavia, foi revogado em 2019.
Leia também – Chuvas isoladas e calor de até 40ºC marcam o final de semana em MT
Atualmente, está em vigor a Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008, que estabelece as normas e diretrizes do estágio. Apesar da mudança, prevalece até hoje a data em que foram estabelecidas as primeiras regras.
Estagiário tem direito a bolsa-auxílio as cargas máximas de estágio podem variar de acordo com a quantidade de crédito que o aluno está fazendo no semestre, podendo ser 20, 30 ou até mesmo 40 horas semanais. O combinado é firmado entre a instituição de ensino, o aluno e a empresa com o termo de compromisso de estágio.
Estágio permite um contato mais próximo entre o estudante e a área escolhida, além do autoconhecimento e interação com outros profissionais. Também possibilita ao acadêmico vislumbrar novos horizontes e conhecer, na prática, a profissão que almeja seguir.
Marcos Feitosa, estagiário na TV Vila Real em Cuiabá, contou ao GD sobre sua trajetória acadêmica, bem como a experiência de começar a trabalhar em sua área.
Ele cursa o 7° semestre de Jornalismo em universidade privada e este é seu primeiro estágio na área. Antes, frequentou 3 semestres de Direito e trabalhou como auditor de datas em um supermercado atacadista. No Grupo Gazeta de Comunicação, ele trabalha na edição de pauta da TV.
“Estágio é muito importante para todos os estudantes, de todas as áreas, pois te leva ao mercado de trabalho. Aqui eu aprendi muito coisa que não consegui absorver dentro do curso na faculdade”, conta.
Luana Ignacio cursava o 1° semestre de jornalismo quando iniciou seu primeiro estágio. Durante as férias, a universitária recebeu a oportunidade de estagiar em um portal de notícias de Cuiabá.
“Foi meu primeiro emprego, minha primeira experiência, foi onde descobri o que eu realmente queria para minha vida. No início, parecia uma incerteza, mas, depois, tive confiança que essa era a profissão que eu queria seguir”, contou.
Luana conta que sempre gostou da área esportiva. “Televisão da minha casa era ligada 24 horas em canais esportivos”. E por meio do estágio que conseguiu ganhar espaço e realizar sua paixão, para acompanhar mais de perto os jogos de futebol nos estádios.
Fonte: gazetadigital.com.br