Acontece neste sábado (16) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rondonópolis. Os postos seguirão abertos de forma ininterrupta até 17h. Entre os principais imunizantes disponibilizados estão as vacinas contra a poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), além da vacinas que previnem contra a Covid-19 e influenza.
O prefeito José Carlos do Pátio explica que Rondonópolis é um dos municípios de Mato Grosso com os piores índices de vacinação. “Segundo a pesquisa do Governo do Estado, somos o 126º município que vacina, ou seja, somos um dos piores. Com isso, perdemos até receita porque uma parte da receita do município é proporcional à vacinação. Perder receita dói, mas não vacinar pode causar paralisia infantil”, afirma.
Para Pátio, a população precisa se conscientizar e refletir sobre a importância da vacina. “Não podemos ser um dos últimos municípios em vacinação. Rondonópolis é a cidade de Mato Grosso com mais unidades básicas de saúde, são mais de 60 unidades. Esse negacionismo que aconteceu no país de desestimular a vacina está sendo um prejuízo e o prejuízo maior é uma criança ficar com deficiência. Eu venho pedir a todos que venham se vacinar porque a vacinação é a salvação do seu filho, é uma forma de proteger as pessoas”, ressalta.
A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal para todas as idades para a prevenção de doenças. A secretária de saúde, Ione Rodrigues, explica que o Dia D é uma data com horário especial e que a vacinação segue durante a semana nas unidades de saúde. “A aplicação continua de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e a gente conclama a sociedade de Rondonópolis para que venha vacinar. Somente através da vacina nós vamos evitar o retorno de algumas doenças que já foram erradicadas do país”, afirma.
Fonte: agoramt.com.br