Uma equipe do Departamento da Saúde Bucal esteve na Zona Rural, na Comunidade Ourolanda, desenvolvendo ações na Escola Boa Esperança e Salas Anexas da Comunidade São Mateus. No total foram atendidos 138 alunos, sendo ministrado 4 palestras abordando sobre a importância da higiene bucal e consumo de alimentos saudáveis, realizado também escovação dental e aplicação de flúor.
Simultaneamente, a Equipe Saúde Bucal da unidade Ana Neri, realizou na Zona Urbana, orientações de higiene bucal, escovação e aplicação de flúor para 304 alunos da Escola Municipal Benjamin de Pádoa.
As atividades realizadas dão continuidade ao projeto “Saúde Bucal na Escola: Alta Floresta Sorrisos Saudáveis”, e marcam a Semana da Saúde Bucal, em alusão ao dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal (25 de outubro), assim como demais atividades realizadas nas escolas do município.
De acordo com informações publicadas no Programa Saúde na Escola do Governo Federal, a escovação bucal supervisionada indireta deve ser realizada no ambiente escolar, diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente após a alimentação oferecida nas escolas, por professores devidamente capacitados pelo cirurgião-dentista e/ou auxiliar/técnico em saúde bucal.
Em publicação realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, dentro da página publicações aponta que a Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca que o foco das ações de educação em saúde bucal deve estar amparado em mudanças de comportamento e condições que promovam a saúde bucal ou reduzam o risco às doenças bucais.
Fonte: altafloresta.mt.gov.br