Mesa Diretora deverá fazer economia para que parlamentares caibam no orçamento de R$ 84 milhões
O presidente da Câmara Chico 2000, que colocará projeto em pauta
O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), anunciou que irá coloca em votação, nesta quinta-feira (18), o projeto de lei que aumenta de 25 para 27 as cadeiras do parlamento Municipal.
A definição ocorreu após reunião, nesta segunda-feira (18), realizada a portas fechadas no colégio de líderes. Desta forma, o projeto será lido na sessão de terça-feira (19). Ao todo, a medida precisa passar por duas votações. A segunda está programada para ocorrer no dia 3 de outubro.
“Será uma alteração que faremos na lei orgânica. Em razão disso muda-se a forma de votação, porque há um interstício de 10 dias entre uma votação e outra. Faremos a leitura amanhã, a primeira votação na quinta e a segunda no dia 3 de outubro. É isso que ficou definido”, disse ele à imprensa.
Chico aguardava um levantamento que constasse o impacto financeiro que o aumento no número de vereadores traria à Casa. Atualmente, o orçamento da Casa de Leis é de R$ 84 milhões
É natural que algumas adequações poderão ser feitas, algumas despesas serão contidas, para que nós tenhamos espaço para realização de outras
O presidente não revelou as cifras que os dois vereadores trarão ao Parlamento, apenas se limitou a dizer que o valor deverá se manter no mesmo patamar, de modo que, a Mesa Diretora da próxima legislatura – a partir de 2025 – deverá fazer cortes nas despesas.
“Não temos como adivinhar qual será o orçamento para 2025. Utilizando os números de hoje, e é natural que algumas adequações poderão ser feitas, algumas despesas serão contidas, para que nós tenhamos espaço para realização de outras”, disse.
O aumento
A possibilidade de aumento de número de cadeiras na Câmara surgiu após o Censo do IBGE constatar que Cuiabá tem 650.912 moradores.
Conforme a legislação, cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas – que é o caso de Cuiabá – podem ter até 27 vereadores. Desta forma, se aprovada esse ano, o aumento já valerá para a legislatura de 2025.
Leia mais sobre o assunto:
Câmara calcula impacto financeiro e pode votar projeto na terça
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Fonte: midianews.com.br