O grupo folclórico Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio se apresenta nesta sexta-feira (19), como convidado na abertura oficial do 1° Festival de Folclore de Angatuba, São Paulo. O objetivo do Festival Folclorando-se é enaltecer e resgatar o valor da cultura local, regional e nacional através do conhecimento desenvolvido além da sala de aula.
Conforme explica o diretor artístico, Avinner Brandão, será um grande evento escolar e cultural, que terá a participação de todos os alunos da rede municipal de ensino. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Angatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As apresentações cultirais serão realizadas nos dias 19 e 20 de Agosto, em um salão de eventos da cidade.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“O Flor Ribeirinha foi convidado pela sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura, levando em seu repertório de danças, quadros alusivos as regiões brasileiras”, destacou, lembrando que o grupo, recentemente conquistou na Bulgária, mais um título internacional, sendo agora o tri-campeão mundial de danças folclóricas.
Na ocasião, o grupo apresentará o espetáculo ‘Mato Grosso Dançando Brasil’ o mesmo que conquistou a premiação na Turquia, Polônia e na Bulgária, no mês de julho. No repertório do espetáculo, estão as danças do Frevo, Boi Bumbá, Samba, Siriri e o Rasqueado.
O espetáculo mostra a diversidade cultural presente nas regiões. O Siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá, além do tradicional Rasqueado Cuiabano. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação, oriunda do Norte, o tradicional frevo do Nordeste e o Samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira.
Fonte: copopular.com.br