Capital ainda aparece em 7º lugar no ranking de capitais, quanto à promoção da assistência social
Cuiabá é o município de Mato Grosso com a melhor qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Com um IPS de 68,47, Cuiabá ainda aparece em 7º lugar no ranking de capitais, no que diz respeito a ações voltadas à promoção da assistência social no município.
Leia também:
Mineração ameaça povos indígenas e mais de um terço dos rios
As notas foram emitidas com base em questões como saneamento, moradia, saúde, acesso à educação, qualidade do meio ambiente e inclusão social.
Para a pesquisa, foi utilizada uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras.
Chamado de “IPS Brasil”’, o levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, MapBiomas, Anatel e CadÚnico.
Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo MapBiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças. As notas variam de 0 a 100.
O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades.
Cada uma delas tem quatro componentes, que formam a média final.
Cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos diferentes.
Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.
A seleção dos indicadores priorizou os mais recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, já que o IPS será atualizado a cada ano. Isso afastou o uso de números do Censo.
Os pesquisadores também evitaram dados com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação, o que é comum em números de segurança e explica a falta de estatísticas de roubos e furtos.
Cuiabá teve nota 68,47, tendo seu melhor desempenho em itens relacionados às necessidades humanas básicas, como atendimento na atenção primária, redução das perdas de água na distribuição, cobertura vacinal e índice de abastecimento de água.
Além de Cuiabá, tiveram boas notas no IPS municípios como Primavera do Leste (240 km ao Sul da Capital), com 67,64, e Poxoréu (251 km ao Sul), com 55,53.
Essas três foram enquadradas na segunda melhor faixa de notas, de 63,09 a 65,85.
Fonte: diariodecuiaba.com.br