MT: COBRANÇA POR HORA: Estacionamento rotativo em Cuiabá começa a funcionar nesta terça-feira; veja valores e locais

MT:  COBRANÇA POR HORA:   Estacionamento rotativo em Cuiabá começa a funcionar nesta terça-feira; veja valores e locais
Compartilhar

O sistema funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 07h às 13h.

O novo sistema de estacionamento rotativo, o ‘Cidade Verde Estacionamento Rotativo Digital’, terá início no próximo dia 20 de fevereiro. Inicialmente, serão disponibilizadas 2.300 vagas na área central da cidade, com o valor de médio de R$ 3,40 a hora/carros e R$ 2 a hora/motos.

O sistema funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 07h às 13h.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Desde novembro do ano passado, a CS Mobi Cuiabá realiza o trabalho de informação e conscientização à população para a implantação do novo sistema. O estacionamento rotativo é operado por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura de Cuiabá.

Ainda no ano passado, o Repórter MT realizou uma enquete sobre a cobrança de estacionamento rotativo nas ruas. Quase 80% dos leitores reprovaram a medida e afirmaram que “isso é caça níqueis e o cidadão vai continuar sem vagas”.

Leia mais: 77% reprovam cobrança de estacionamento rotativo nas ruas de Cuiabá: “É caça níqueis”

Vagas e locais para estacionamento

No total, além dos 30 postos de vendas que serão distribuídos pela cidade, a Concessionária também está disponibilizando 60 orientadores nas ruas, preparados para orientar os usuários dos parquímetros e do Aplicativo Digipare, disponível para as Plataformas iOS e Android e que podem ser baixados através do link.

“A operação do novo estacionamento transformará o centro da cidade e irá colaborar para o início de uma nova era da mobilidade cuiabana que, criará oportunidades e desenvolvimento econômico para o município. O cidadão poderá contar com apoio de nossos agentes localizados nas ruas, além de sistemas intuitivos que vão facilitar o modo como o cidadão encontra vagas e estaciona na cidade”, completa Kenon Oliveira, gerente geral de operações.

Os 100 parquímetros instalados poderão ser operados nas etapas 1 e 2 do estacionamento rotativo, que engloba os seguintes locais:

– Praça Rachid Judy;
– Rua Barão de Melgaço;
– Rua Comandante Costa;
– Rua Des. Ferreira Mendes;
– Rua Joaquim Murtinho;
– Rua Nossa Sra. de Santana;
– Travessa da Justiça;
– Travessa Dona Elvira;
– Travessa João Dias;
– Rua Barão de Melgaço;
– Avenida Isaac Póvoas;
– Avenida Presidente Getúlio Vargas;
– Avenida São Sebastião;
– Avenida Senador Filinto Muller;
– Praça 8 de Abril;
– Praça Pres. Eurico Gaspar Dutra;
– Praça Santos Dummont;
– Rua 24 de Outubro;
– Rua Batista das Neves;
– Rua Brigadeiro Eduardo Gomes;
– Rua Cândido Mariano;
– Avenida São Sebastião;
– Rua Estevão de Mendonça;
– Rua Presidente Castelo Branco;
– Rua Senador Vilas Boas.

Nesta fase inicial, das 2.300 vagas disponíveis, 339 são destinadas a carros e camionetas; 649 para motos, 99 para idosos, 60 para carga e descarga, 48 para táxi, 40 para curta duração, 34 para Pessoas Com Deficiência (PCD), 31 para moto táxi e uma para ambulância.

Como funcionará o Cidade Verde Estacionamento Rotativo Digital

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 07h às 13h. O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de 4 horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.

Os usuários com Deficiência (PCD) não pagam, no entanto, devem realizar o cadastro de isenção na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), como determinam a Lei 504/2021 e o Decreto nº 9.868, de 30/10/23, da Prefeitura de Cuiabá, que normativa as atividades do estacionamento. Os mototaxistas (entregadores), dentro dos 10 minutos de tolerância, não pagam. Para obter a isenção, também devem se dirigir à Semob para preencher formulário e estar identificados (motos plotadas em verde) para utilização das vagas exclusivas. Cada caso deverá apresentar os documentos necessários para regularização.

Fonte:   reportermt.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %