MT: Carta escrita pelo Rei Charles III ao cacique Raoni é entregue em encontro com lideranças de 54 povos indígenas em Mato Grosso

MT:  Carta escrita pelo Rei Charles III ao cacique Raoni é entregue em encontro com lideranças de 54 povos indígenas em Mato Grosso
Compartilhar

Uma carta escrita pelo rei Charles III do Reino Unido ao cacique Raoni Metuktire, reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos indígenas, foi lida durante o evento que reúne mais de 800 indígenas de 54 povos do Brasil, na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá. Na mensagem, entregue por um representante do governo britânico, o rei parabeniza o cacique pela luta em defesa da terra.

“Caro cacique Raoni, fiquei muito entusiasmado em saber que a organização britânica Global Canopy está dando suporte ao evento em julho deste ano para homenageá-lo por suas conquistas memoráveis e para encorajar a próxima geração a seguir seu impressionante exemplo. Sua voz tem sido fundamental no Brasil e no mundo em esforços para preservar a Amazônia e no apoio a todos os povos indígenas”, diz o rei em trecho da carta.

Charles III também relembrou a visita que fez na Amazônia, em 2009, e reconheceu a atuação do líder indígena na preservação da floresta e proteção dos povos originários.

“Testemunhei, em primeira mão, os primeiros impactos do desmatamento e mudanças climáticas na floresta tropical, bem como nos povos e nas comunidades indígenas que alí residem. Também me lembro com apresso o nosso encontro, no mesmo ano, no magnífico Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde conversamos sobre nosso desejo de ver a Amazônia protegida e do prazer que tive em recebê-lo, mais tarde, na “Clarence House”, pontuou.

O evento no Alto Xingu recebe apoio por meio do Programa Global REDD Early Movers (REM) (REDD para Pioneiros pela sigla em Inglês), que inclui como um dos pilares o fortalecimento de governanças indígenas e o apoio aos meios de subsistência dos povos indígenas e seus territórios.

“Envio meus melhores votos a você e a todos os povos indígenas do Brasil”, finaliza o rei.

‘Chamado do Raoni’

O encontro, que começou na segunda-feira (24) e segue até essa sexta-feira (28), conta com mais de 800 indígenas, sendo 54 representantes dos povos originários, além de representantes políticos.

O evento reúne mais de 90 idiomas e, durante o plenário onde os representantes discursavam, havia um grupo ao lado para traduzir a discussão em tempo real aos indígenas que estivessem com um dos 120 rádios distribuídos.

O ‘Chamado do Raoni’, conta ainda com a presença da presidente da Funai, Joenia Wapichana, do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Nesta sexta-feira, foi anunciada uma carta com reivindicações sobre o marco temporal, mudanças climáticas e ações do ser humano sobre a natureza. O documento deve ser enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse é o segundo encontro realizado na história do povo indígena em Mato Grosso. A primeira edição foi em janeiro de 2020, antes da pandemia. Dela, saiu uma carta de compromisso das lideranças, o “Manifesto do Piaraçu”. O evento deste ano deverá gerar um novo documento.

Fonte:  cenariomt.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %