Sem perspectivas dentro União, pré-candidato a prefeito deve seguir para PSD
O senador Jayme Campos afirmou que poderá recorrer ao presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para que haja a liberação do partido para o deputado estadual Eduardo Botelho concorrer a eleição de prefeito de Cuiabá, no ano que vem.
Botelho disputa com o secretário-chefe da Casa Fábio Garcia a preferência do governador Mauro Mendes para ser candidato pelo União ao Palácio Alencastro. Mendes, no entanto, já anunciou ter um “compromisso” com Fábio Garcia, e tenta contornar a situação.
“Eu sou favorável que o diretório regional dê a ‘carta de alforria’. Se precisar, como vice-presidente do Diretório Nacional em Brasília, eu vou levar essa proposta para que o Diretório Nacional. Para que dê ao Botelho essa possibilidade de disputar a eleição por outra agremiação”, disse Jayme.
“É o mínimo de consideração e respeito que temos que mostrar ao deputado Eduardo Botelho”, emendou
Caso Mendes oficialize sua preferência por Garcia, Botelho terá que articular sua liberação do partido para se filiar a outra sigla. Isso porque, a legislação eleitoral abrirá janela partidária apenas para parlamentares municipais no ano que vem, e não a estaduais, como é o caso de Botelho.
O deputado afirmou que há um acordo tácito firmado ano passado entre os filiados do União de Mato Grosso que trata sobre a liberação de pretensos candidatos a prefeito não acolhidos pelo partido.
Nos bastidores, no entanto, circula a possibilidade da direção nacional implicar com a liberação de um deputado estadual que é presidente do Legislativo.
Leia mais sobre o assunto:
Jayme diz que acordo é difícil e defende liberação de Botelho
Botelho revela acordo no União para ser liberado: “Eu confio”
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Fonte: midianews.com.br