Dilmar Dal”Bosco cria polêmica com Janaina Riva, que quer a 1ª Secretaria do Legislativo
A disputa pela Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa, para o próximo biênio, está cada dia mais acirrada.
O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União), líder do Governo na Casa, colocou o seu nome na disputa, naa segunda-feira (08).
Ele, inclusive, já está buscando o apoio de seus colegas para desbancar Janaina Riva (MDB) e Beto Dois a Um (PSB), que já estavam polarizando a disputa pela vaga na chapa, que será encabeçada pelo deputadol Max Russi (PSB).
Leia também:
Bolsonaro projeta lançar filho vereador do RJ candidato ao Senado em MT
O parlamentar se colocou na disputa interna como uma “terceira via”, querendo se beneficiar com o apoio dos parlamentares que se encontram divididos entre Janaina e Beto.
“Coloquei meu nome à disposição e estou conversando com os parlamentares individualmente”, disse Dal’Bosco.
Nos bastidores, contudo, a conversa é um pouco diferente.
Algumas lideranças vem a entrada do deputado na disputa como uma estratégia do Palácio Paiaguás, na tentativa de enfraquecer o nome da Janaina Riva.
Isso porque se trata de um cargo importante, que fica responsável pelo ordenamento das despesas ddo Legislativo.
Apesar de ser aliada do Governo do Estado, Janaina não conta com a confiança plena dos membros do Executivo, ainda mais porque pretenderia disputar a eleição ao Senado em 2026 para senatória, mesmo cargo almejado pelo governador Mauro Mendes (União), já que não poderá mais disputar a reeleição.
A fim de evitar que essa discussão se prolongue e se torne um desgaste dentro do Legislativo de Mato Grosso, os parlamentares entraram em um consenso e vão antecipar a data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de setembro para agosto.
A deputada Janaina, inclusive, afirmou que as eleições municipais estão atrapalhando as articulações para a eleição da Mesa Diretora.
A antecipação foi acordada entre os parlamentares, tendo em vista as eleições municipais deste ano.
“Tá todo mundo muito cansado e concentrado nas eleições municipais. É complicado você ter uma eleição acontecendo na Assembleia e uma eleição acontecendo em todo o Estado, que exige a participação e presença do deputado”, disse Janaina Riva.
De acordo com ela, como há quatro parlamentares postulantes a cargos majoritários no pleito deste ano, as articulações para a eleição da Mesa estão ficando, de certo modo, prejudicadas.
“Aí a gente passa a ter dificuldades de se reunir, pois temos quatro deputados candidatos a prefeito em cidades importantes do Estado. Isso vai complicando as nossas articulações da Mesa. E todo mundo entende que as discussões que tinham que ser feita já foram e não teria prejuízo ao processo ser antecipada”, completou.
Diante dessa polêmica, Janaina afirmou que irá sugerir ao presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho, que seja alterado o regimento interno do Parlamento Estadual, fixando que as eleições internas ocorram no mês de fevereiro, sem proximidade com o período eleitoral.
“Passadas as eleições municipais, vou sugerir que retorne ao que era antes: depois das eleições, no mês de fevereiro. Dessa forma adiantada acaba comprometendo”, completou.
Fonte: diariodecuiaba.com.br